Foto: Reprodução
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) iniciará, na terça-feira, 29 de outubro, uma auditoria de acompanhamento da Busca Ativa Escolar em 14 municípios do estado. A ação é parte do projeto "Pontes pela Educação: Busca Ativa Escolar e Governança em Redes", que se estenderá até 2025 e tem como objetivo assegurar a implementação eficaz da Busca Ativa Escolar em Rondônia. A auditoria englobará estudantes do Pré-I ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio.
Nos municípios de Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Jaru e suas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), assim como nas Secretarias de Educação de outras localidades, como Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Alvorada do Oeste, o TCE examinará o controle do abandono escolar, atingindo um total de 227 unidades de ensino.
A auditoria avaliará a Gestão da Governança da Busca Ativa Escolar, identificando as causas da evasão e as ações promovidas pelos comitês gestores locais para combater o abandono escolar. A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e busca garantir que nenhum aluno fique fora da escola. Com base nos resultados, o TCE-RO apresentará relatórios que ajudarão a aprimorar estratégias de combate à evasão em todo o estado.
Esta fiscalização visa reforçar as ações educacionais para que todas as crianças e jovens de Rondônia tenham acesso à educação de qualidade e permaneçam matriculados.
Portal SGC