Porto Velho (RO)06 de Novembro de 202421:19:24
EDIÇÃO IMPRESSA
RONDÔNIA

CACOAL: Poder Legislativo homenageia o pioneiro Assis Canuto

A homenagem foi proposta pelo vereador, Luiz Fritz e aprovada por unanimidade


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

A Câmara de Vereadores (Poder Legislativo) do município de Cacoal realizou na última semana uma sessão especial, para homenagear o engenheiro agrônomo e pioneiro Assis Canuto pelos os serviços prestados à região central de Rondônia na década de 70. Na época, ele foi o precursor da colonização. A proposta foi do vereador Luiz Fritz e aprovada por unanimidade. Somente entre as regiões de Cacoal e Rolim de Moura, foram mais de seis mil títulos definitivos e provisórios entregues pelo homenageado.

"Estou muito emocionado por mais esse reconhecimento, mesmo porque estou fora da política e do setor público administrativo há mais de dez anos", relatou ‘Canuto’. Ele comandou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na década dos anos 70, realizando o sonho de centenas de colonizadores e imigrantes. "Assis Canuto sempre foi uma pessoa importante para a agricultura de Cacoal e Rolim de Moura", afirmou o autor da homenagem.

A sessão especial do Poder Legislativo contou com a presença de diversas autoridades e muitos amigos locais e da região que fizeram questão de celebrar a trajetória de Assis Canuto. Outro vereador, Romeu Moreira disse que o reconhecimento ao ex-coordenador do Incra é mais que merecido.

Assis Canuto nasceu na cidade de Itumbiara (GO), em 21 de abril de 1941, e construiu uma carreira de destaque em Rondônia. Ele iniciou sua vida pública no ano de 1979, como prefeito nomeado de Ji-Paraná, durante o período em que Rondônia ainda era um território federal. Canuto foi eleito deputado federal em 1982 e reeleito em 1986. Em 1990, tornou-se vice-governador do Estado ao lado de Osvaldo Piana, e posteriormente, entre 2004 e 2012 foi vice-prefeito de Ji-Paraná na gestão de José Bianco. Ele é filiado ao partido União Brasil, sendo amplamente reconhecido como um dos pioneiros do desenvolvimento político e social de Ji-Paraná e Rondônia.














J Nogueira com apoio de L. Pereira

Últimas notícias de RONDÔNIA