Foto: Reprodução
Em resposta à crise hídrica que atinge Rondônia e outras áreas da Amazônia, o Governo Federal iniciou a distribuição de 421.701 kg de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade no estado. A ação, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), busca amenizar os impactos da seca e garantir a segurança alimentar das populações afetadas.
Rondônia, um dos estados mais atingidos pela estiagem, será o principal beneficiado pela operação, que atende 16 colônias de pescadores e aquicultores, além da Organização dos Seringueiros de Rondônia e da Comissão Pastoral da Terra - Regional Rondônia. A ação é financiada pelo Plano de Trabalho ADA n.º 09/2024, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e respaldada pela Medida Provisória n.º 1.258, de 18 de setembro de 2024.
As cestas alimentares, com 21,5 kg cada, incluem itens de primeira necessidade, como arroz, feijão, farinha de mandioca, açúcar, macarrão, leite em pó, flocos de milho, óleo de soja, sardinha em óleo e sal refinado.
Municípios atendidos
Os alimentos beneficiarão diretamente 18 municípios rondonienses: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Jaru, Buritis, Presidente Médici, Pimenta Bueno, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Costa Marques, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Cabixi e Pimenteiras do Oeste.
A seca que assola Rondônia tem impactado diretamente as atividades econômicas, especialmente a pesca e a agricultura familiar, agravando a situação de muitas comunidades. Por isso, o foco na distribuição de alimentos no estado representa uma ação estratégica para mitigar os efeitos da crise.
Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal em atender famílias rondonienses que enfrentam dificuldades durante este período crítico, oferecendo apoio emergencial para garantir o básico: comida na mesa.
Portal SGC