Foto: Reprodução
Porto Velho, 04 de dezembro de 2024 - A EcoRondônia, concessionária contratada pela Prefeitura de Porto Velho por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), deu início à construção do Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR). O lançamento da pedra fundamental aconteceu nesta quarta-feira (4), na BR-364, em frente à Vila Princesa. A unidade, que vai além de um aterro sanitário tradicional, contará com tecnologias avançadas, incluindo uma usina de compostagem para transformar resíduos orgânicos.
Com um investimento inicial de R$ 50 milhões e previsão de operação entre seis a oito meses, o CTTR integra um plano maior, que prevê a aplicação de R$ 180 milhões para atender às exigências da legislação ambiental brasileira e ampliar os serviços de coleta e tratamento de resíduos na capital e seus distritos.
Hugo Nery, diretor-presidente da Marquise Ambiental, destacou a inovação do projeto: "Este centro vai muito além de um aterro sanitário convencional, que apenas armazena resíduos de forma segura. Nosso objetivo é recuperar materiais como o biogás, gerado pela decomposição de resíduos orgânicos, e transformá-lo em energia. Além disso, avançaremos na separação e valorização de materiais recicláveis, em parceria com cooperativas de catadores, gerando emprego e renda."
O projeto é uma iniciativa estratégica para garantir que Porto Velho se alinhe às práticas de gestão de resíduos sustentáveis, promovendo benefícios ambientais, sociais e econômicos para a região.
Portal SGC