Neste domingo, dia 20 de abril, Ji-Paraná será palco da 1ª Corrida Internacional Marco Zero, um dos maiores eventos esportivos já realizados no município. Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná, em parceria com a Rav Sports, a corrida contará com mais de 3 mil participantes, entre atletas amadores, profissionais e competidores internacionais.
Com premiação superior a R$ 320 mil, a prova tem 10 quilômetros de percurso e promete movimentar o turismo esportivo e a economia local, consolidando Ji-Paraná como um novo destino no calendário de corridas de rua no Brasil.
Largada e percurso
A concentração dos participantes começa às 6h no pátio do Posto Jumbinho, no 1º distrito. Os atletas da elite largam às 6h55 e os demais corredores às 7h. O percurso foi cuidadosamente planejado para destacar pontos estratégicos da cidade. A largada será na Avenida Marechal Rondon, próximo à Havan, seguindo pela Avenida 2 de Abril e Avenida Monte Castelo. Os corredores passam pelo bairro Jardim Presidencial, retornam à Marechal Rondon e seguem até o Centro, passando pelo Museu Marechal Rondon e Praça Central.
Em seguida, atravessam a ponte sobre o Rio Machado, conectando os dois distritos de Ji-Paraná. No 2º distrito, o trajeto inclui a Avenida Transcontinental, Avenida Brasil, Rua Maracatiara (T-20) e termina no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, onde haverá a celebração de encerramento do evento.
Trânsito e segurança
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMT) finalizou a sinalização do percurso, que inclui marcações verticais e horizontais ao longo dos 10 km da prova.
Cerca de 80 pontos de interdição e isolamento foram definidos entre o 1º e o 2º distrito. As interdições nas vias ocorrerão das 5h às 9h30. Equipes da AMT, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Detran estarão mobilizadas, com mais de 60 agentes atuando para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes e do público.
Identidade visual e inclusão
Os kits dos participantes foram pensados para representar os diferentes perfis de corredores. Os atletas da elite vestirão uniformes em tons de azul escuro e claro, simbolizando força, serenidade e determinação — além de remeter à cor institucional da CDL. Já os amadores receberão kits em laranja e amarelo, cores que evocam energia, entusiasmo e fazem alusão ao pôr do sol ji-paranaense.
Mais que uma corrida, um símbolo de integração
Idealizada pelo presidente da CDL, Elias Pereira, a Corrida Internacional Marco Zero tem como objetivo promover saúde, inclusão social e integração cultural. A corrida de rua, reconhecida por seus inúmeros benefícios à saúde física e mental, é também um esporte democrático e acessível.
A competição atrai corredores de diferentes regiões do Brasil e do mundo, reforçando o intercâmbio cultural e criando um ambiente vibrante de celebração e união. Além de promover o bem-estar, o evento estimula o turismo e aquece a economia local, gerando impacto positivo em setores como hotelaria, comércio e gastronomia.
Um novo marco para Ji-Paraná
A Corrida Internacional Marco Zero nasce como um símbolo da identidade e do espírito acolhedor de Ji-Paraná. Mais do que um evento esportivo, é uma celebração da vida, da cultura e da capacidade de transformar realidades por meio do esporte. Com potencial para se tornar uma tradição anual, a corrida posiciona Ji-Paraná no cenário nacional e internacional, como referência em turismo esportivo e qualidade de vida.
Portal SGC