Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) mantém a vacinação antirrábica de forma contínua em dois pontos fixos de Porto Velho: o Centro de Zoonoses e o Parque Circuito. A medida visa proteger a população e os animais domésticos contra a raiva, uma das doenças mais graves e letais transmitidas aos humanos.
A doença é altamente mortal e pode ser contraída por mordidas, lambidas ou arranhões de animais infectados, já que o vírus está presente na saliva. Uma vez que os sintomas aparecem, não há cura, com taxa de mortalidade próxima de 100% em humanos e animais não vacinados.
Alexandre Farai, médico veterinário do Centro de Zoonoses, explica que o local tem como objetivo controlar enfermidades relevantes à saúde pública transmitidas por animais, disponibilizando a vacina antirrábica à população. No entanto, o centro não funciona como hospital veterinário.
Pontos de vacinação e horários:
Centro de Zoonoses - Av. Mamoré, 1120 (Lagoinha)
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 18h
Parque Circuito - Av. Lauro Sodré, 2983 (Olaria)
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 13h
Documentos necessários:
- Identificação do tutor
- Cartão de vacinação do animal
A imunização de cães e gatos é essencial tanto para a saúde dos pets quanto para a proteção da saúde pública, evitando sofrimento e reduzindo a propagação da doença.
Portal SGC