Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
Os casos de influenza (gripe) têm aumentado em diversas regiões, inclusive no estado, alertando as autoridades de saúde. A doença, muitas vezes confundida com um resfriado comum, pode causar sintomas intensos e levar a complicações graves, principalmente em idosos, crianças e pessoas com comorbidades. A campanha de vacinação segue até 31 de julho, com doses disponíveis em todas as unidades de saúde.
A transmissão da gripe ocorre facilmente em ambientes fechados e com pouca ventilação, por meio de gotículas de saliva expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Em caso de sintomas gripais, a recomendação é buscar uma unidade de saúde para teste, principalmente para descartar a possibilidade de Covid-19.
Além da gripe, a preocupação com o sarampo cresce, especialmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia, devido à proximidade com a Bolívia, onde já foram registrados 119 casos da doença. Ponta do Abunã, em Rondônia, está em alerta por ser região de fronteira.
O Brasil recebeu em 2024 a certificação de eliminação do sarampo após quatro anos sem registros, mas o surto no país vizinho acendeu o sinal de alerta. A vacinação está disponível para bebês de 6 a 11 meses e adultos não imunizados.
Até agora, em 2025, mais de 12 milhões de doses da tríplice viral foram distribuídas no país, com 2,4 milhões já aplicadas. A orientação é que a população compareça aos postos de saúde para garantir a proteção contra ambas as doenças.
Portal SGC