Júnior Costa
A prefeitura de Porto Velho publicou um alerta na manhã dessa quarta-feira (28) sobre os cuidados que o cidadão deve tomar na hora de pôr o celular para carregar - uma tarefa simples, mas que ainda assim inspira cuidados que devem ser considerados a fim de evitar acidentes.
O alerta ocorre devido à frequência de atendimento médico registrado nas últimas semanas. De acordo com o médico especialista do SAMU de Porto Velho, Franc Arruda, o registro médio é de pelo menos um caso por semana envolvendo celular ligado à rede elétrica, que vai de choques elétricos, até queimaduras no rosto ou pelo corpo.
"O erro mais comum é deixar o aparelho carregando durante toda a noite. Isso pode causar sobrecarga e até a explosão do dispositivo, principalmente quando o celular está sobre superfícies inflamáveis, como colchões", alertou o médico, que também citou a ocorrência de incêndios residenciais.
O que a prefeitura orienta?
A Prefeitura orienta a população a adotar medidas simples para reduzir os riscos:
- Utilizar cabos e carregadores originais ou certificados;
- Conectar primeiro o carregador à tomada e, depois, ao celular;
- Retirar a capa do aparelho durante o carregamento para evitar superaquecimento;
- Evitar o uso de adaptadores ("benjamins" ou "tês") com vários equipamentos ligados à mesma tomada;
- Redobrar os cuidados em dias de chuva, evitando o uso de aparelhos conectados à rede elétrica.
Em caso de choque elétrico, a orientação é desligar o disjuntor no painel de energia imediatamente e acionar o SAMU pelo número 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
A Prefeitura também alerta que aparelhos eletrônicos danificados ou com problemas na bateria devem ser descartados em postos de coleta específicos, geralmente disponibilizados por empresas e estabelecimentos especializados.
Ponto de descarte
O Porto Velho Shopping, localizado na avenida Rio Madeira esquina com a avenida Calama, disponibiliza um espaço no segundo andar, o Hub de Reciclagem para o descarte de pilhas, baterias, lixo eletrônico, além de plástico, papelão e óleo de cozinha.
Dentre os materiais de descarte, o Hub de Reciclagem recebe kixo eletrônico como:
O material é recolhido e enviado para uma empresa parceira, responsável pela destinação final de forma adequada.
Portal SGC