Secom
A Prefeitura de Porto Velho anunciou nesta quarta-feira (18), a disponibilização do Implanon, um método contraceptivo altamente eficaz, gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto é voltado para mulheres em idade fértil, na faixa etária de 14 a 49 anos, que desejam evitar a gravidez de forma segura.
Como adquirir
Para obter o Implanon, os interessados devem agendar uma consulta em uma Unidade de Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde passarão por um processo de regulação. Durante esse período, a equipe de saúde avaliará o histórico médico da paciente para garantir que o Implanon seja uma opção segura e adequada. Após essa avaliação, o pedido será registrado no sistema para agendamento, e a paciente será encaminhada a uma unidade especializada para a inserção do dispositivo.
Sobre o Implanon
O Implanon é uma haste flexível que é inserida sob a pele do braço, em um procedimento rápido e realizado com anestesia local. Este dispositivo libera o hormônio etonogestrel, que atua impedindo a ovulação e, consequentemente, a gravidez.
Esse método contraceptivo tem duração de até três anos e é considerado o mais eficaz de proteção contra a gravidez disponível no mercado. O dispositivo possui uma taxa de falha de apenas 0,05%, é considerado mais eficaz que a vasectomia (0,1% a 0,15%) e o DIU hormonal (0,2% a 0,8%).
Portal SGC