Porto Velho (RO)19 de Fevereiro de 202618:41:00
EDIÇÃO IMPRESSA
Saúde

Secretaria Municipal de Saúde anuncia oferta de método contraceptivo de longa duração pelo SUS

Método consiste na implantação de dispositivo de liberação contínua de hormônios por 3 anos até


Imagem de Capa

SECOM

PUBLICIDADE

A prefeitura de Porto Velho anunciou na quarta-feira (18) a oferta de um novo método contraceptivo no município: o Implanon, ou implante hormonal. Esse método consiste na implantação de um pequeno bastonete sub-dermal (sob a pele) que libera hormônios de forma contínua por um prazo de três anos. O implante hormonal não depende de manutenção diária de comprimidos, e de acordo com a prefeitura, possui eficácia acima de 99%.

O implanon é voltado para o público feminino em idade fértil, com idades entre 14 e 49 anos. Além do critério de faixa etária, a prefeitura também comunica que o atendimento busca priorizar mulheres em situação de vulnerabilidade, adolescentes, e para quem possuir contraindicação clínica a outros tipos de anticoncepcionais.

Quem estiver interessada deve buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para consulta e planejamento familiar. A equipe de saúde vai avaliar seu histórico e confirmar se o implante é indicado para seu perfil. Feita a avaliação, é feito o agendamento e o encaminhamento para uma unidade especializada, onde profissionais habilitados realizarão a operação de inserção do implante hormonal.


Portal SGC - com informações da SECOM

Últimas notícias de Saúde