Porto Velho (RO)30 de Julho de 202617:03:04
EDIÇÃO IMPRESSA
Saúde

Corujão da Saúde atende casos leves em duas unidades durante o período noturno em Porto Velho

Serviço funciona de segunda a sexta, das 18h à meia-noite, nas unidades Hamilton Gondim e Manoel Amorim


Imagem de Capa

Secom

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça as orientações sobre o funcionamento do Corujão da Saúde, serviço criado para atender urgências de baixa complexidade no período noturno.

A iniciativa funciona de segunda a sexta-feira, inclusive em feriados (exceto aos finais de semana), das 18h à meia-noite, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Hamilton Gondim, na zona Leste, e Manoel Amorim de Matos, na zona Sul.

O Corujão atende casos como dor de cabeça, dor de garganta, sintomas gripais sem falta de ar, vômitos ou diarreia sem desidratação, pequenos ferimentos e reações alérgicas leves. Diferente das consultas de rotina, o serviço não tem restrição por bairro: qualquer morador de Porto Velho pode procurar uma das duas unidades. O atendimento ocorre por ordem de chegada, e a entrada de novos pacientes é permitida até as 23h30.

O serviço registra média de 70 a 90 atendimentos por noite em cada unidade. Crianças também são acolhidas e, se necessário, encaminhadas para atendimento especializado. O Corujão não substitui a Atenção Básica, consultas de rotina, acompanhamento de doenças crônicas, pré-natal, vacinação e renovação de receitas continuam sendo realizados nas Unidades de Saúde da Família durante o expediente regular.

Em casos graves, como acidentes, falta de ar intensa, dor no peito ou perda de consciência, a orientação é procurar uma UPA ou acionar o Samu pelo 192.

Portal SGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Saúde