Foto: Reprodução
Entre janeiro e novembro deste ano, o Hospital de Retaguarda de Rondônia, localizado em Porto Velho, realizou mais de 4 mil cirurgias ortopédicas. A unidade, especializada no atendimento a pacientes de baixa e média complexidade na Rede Estadual de Saúde, dispõe de 103 leitos de enfermaria adulta, duas salas de estabilização, centro cirúrgico, núcleo de radiologia e uma equipe multiprofissional composta por 302 servidores.
Até o final de novembro, foram realizadas, ao todo, 4.117 cirurgias ortopédicas, além de atendimentos laboratoriais relacionados ao processo de internação e aos procedimentos pré-operatórios.
O Hospital de Retaguarda é referência no atendimento de pacientes encaminhados, em sua maioria, pelo Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II. Esses pacientes geralmente são vítimas de acidentes de trânsito ou de situações de violência. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem adotado medidas para coordenar e otimizar os processos de atendimento, garantindo que as cirurgias eletivas sejam realizadas com maior celeridade, visando reduzir filas de espera e aprimorar o suporte aos pacientes.
De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos do governo na realização estratégica de atendimentos ortopédicos têm papel essencial. "O trabalho das equipes tem sido fundamental para oferecermos serviços de saúde com foco na humanização e na redução das filas de espera", destacou.
Descentralização dos atendimentos
O diretor-geral do Hospital de Retaguarda de Rondônia, Flori Menezes da Silva, ressaltou a importância do fluxo de atendimento da unidade para atender à elevada demanda de pacientes, especialmente aqueles que são vítimas de acidentes de trânsito e chegam ao Hospital João Paulo II necessitando de intervenções ortopédicas urgentes. "A unidade conta com profissionais capacitados para realizar os atendimentos e reduzir o tempo de espera pelos procedimentos, contribuindo para uma recuperação mais rápida dos pacientes", afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, enfatizou a estratégia do governo estadual em descentralizar os atendimentos a pacientes com traumas ortopédicos. "O governo de Rondônia tem ampliado o suporte a pacientes com traumas ortopédicos, direcionando as cirurgias para unidades específicas. Essa estratégia permite ao estado oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, favorecendo a recuperação dos pacientes", destacou.
Portal SGC