Porto Velho (RO)21 de Janeiro de 202519:56:01
EDIÇÃO IMPRESSA
SAÚDE

Fhemeron faz apelo urgente por doadores de sangue em Rondônia

Estoques baixos preocupam; tipo O negativo é prioridade para salvar vidas


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) emitiu um alerta urgente à população devido aos baixos estoques de sangue nos hemocentros do estado. O período de férias e viagens resultou em uma queda significativa no número de doadores, comprometendo o abastecimento da hemorrede.

Entre as tipagens sanguíneas mais procuradas, o tipo O negativo, considerado universal, é crucial para pacientes graves, vítimas de acidentes e pessoas em tratamento de doenças como o câncer. A escassez desse tipo pode colocar vidas em risco, tornando a doação ainda mais necessária.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas, sendo utilizada em situações de emergência e tratamentos médicos. O processo é simples, rápido e seguro, durando de 10 a 15 minutos. Após a coleta, o doador recebe orientações para garantir sua recuperação e pode retornar às atividades normais após um breve descanso.

Para ser um doador, é necessário atender a alguns critérios:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores precisam estar acompanhados pelos responsáveis);
  • Pesar 50 quilos ou mais;
  • Não apresentar sintomas gripais, como os de covid-19;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Dormir pelo menos oito horas antes da doação;
  • Não fumar por pelo menos duas horas antes da coleta;
  • Tomar um café da manhã leve;
  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes, respeitando os intervalos mínimos entre as doações.

Onde Doar?

As doações podem ser feitas nos hemocentros estaduais localizados em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Em Porto Velho, o hemocentro funciona na Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h. Mais informações estão disponíveis no Portal da Fhemeron.

O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, reforça o pedido à comunidade. "Precisamos garantir a continuidade das doações para atender a demanda de todos os 52 municípios. É um gesto simples que pode salvar vidas. Contamos com o apoio de todos neste momento crítico", destacou.








Portal SGC

Últimas notícias de SAÚDE