Porto Velho (RO)28 de Março de 202502:08:02
EDIÇÃO IMPRESSA
SAÚDE

JI-PARANÁ: Hemocentro conclama população para doar sangue

O baixo estoque na unidade do município é considerado preocupante


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O estoque baixo de bolsas de sangue no Hemocentro (Hemojipa) de Ji-Paraná, tem deixado a direção da unidade bastante preocupada. A maior ausência de doadores de sangue é do tipo ‘0 Negativo’ considerado universal. A informação foi prestada esta semana pela servidora e assistente social, Cleide Araújo para a Rede TV do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC).

Na entrevista, ela lembrou que no último a liberação de bolsas de sangue foi maior que o número coletado na região central do Estado. Em 2024 foram feitas 3.631 coletas, enquanto que no mesmo período a soma de bolsas liberadas foi de 4.747. A diferença negativa foi de 1116 bolsas. "O que nos salvou foram as coletas que sempre estamos fazendo em cidades da nossa região, onde as pessoas atendem às nossas chamadas para doar sangue. Isso é muito gratificante", comentou.

Ainda de acordo com a assistente social, o Hemocentro de Ji-Paraná atende outros 13 municípios, sendo ainda mais necessário a solidariedade da população na doação de sangue. "Sempre é bom relembrar que em cada bolsa de sangue doada existe a possibilidade de se salvar ao menos quatro vidas", afirmou. Além de Ji-Paraná, a região central conta com outros três pontos de agências de transfusão que são em Ouro Preto, Jaru, Alvorada D’Oeste e Presidente Médici.


Em Ji-Paraná, o Hemocentro fica situado na Avenida Clovis Arrais, centro do primeiro distrito



Fidelizado

"Todo ano faço doação de sangue. Sei o que isso significa positivamente para a minha saúde e para as pessoas que precisam de um doador", Essa foi à declaração de Reinaldo Aparecido, morador de Ji-Paraná. Segundo ele, a doação entre novembro e março é mais importante em decorrência das festas de final de ano e do período de carnaval, além da situação do trânsito que cada vez é mais violento.

O Hemocentro de Ji-Paraná atende de segunda à sexta-feira no horário das 7h às 12h e na quarta-feira, também no período da tarde das 14h às 18h. A próxima coleta fora do município deve acontecer no próximo mês de março nas cidades de Nova União, Mirante da Serra e Presidente Médici.














J. Nogueira - Portal SGC

Últimas notícias de SAÚDE