Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Ji-Paraná anunciou esta semana a realização de campanhas de prevenção à Covid-19 durante o período do Carnaval, mesmo sem a ocorrência de festividades na região. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a necessidade de manter os cuidados contra a doença, que registrou um óbito nos últimos três meses e aumento no número de casos positivos.
De acordo com dados da Semusa, entre 1º e 25 de janeiro, foram realizados 867 testes, com 391 resultados positivos. Na última semana do mesmo mês, 49 casos foram confirmados entre 134 testes. Já na primeira semana de fevereiro, o número subiu para 55 casos positivos, de um total de 192 exames realizados. Os testes estão disponíveis nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Cristiano Ramos, titular da Semusa, destacou que as unidades de saúde estão preparadas para atender a demanda. "A pessoa que sentir os sintomas deve procurar a unidade de saúde a partir do 5º dia. Estamos com estoque suficiente de testes para atender as necessidades", afirmou.
Aumento na procura por itens de prevenção
Além do crescimento nos casos, a procura por itens de prevenção, como álcool em gel e máscaras, também aumentou nas farmácias de Ji-Paraná nos últimos três meses. Higor Freitas, farmacêutico e gerente-proprietário de uma das redes locais, relatou que a demanda por medicamentos para fortalecimento do sistema imunológico também cresceu significativamente.
A Semusa reforça a importância de manter os cuidados básicos, como uso de máscaras em locais fechados, higienização das mãos e distanciamento social, principalmente para grupos de risco. A campanha de prevenção durante o Carnaval busca evitar novos surtos e garantir a segurança da população.
Diário da Amazônia