Foto: Reprodução
Em apenas 13 dias, o sistema Meu Exame On, que permite aos cidadãos acessarem os resultados de exames laboratoriais da rede municipal de saúde de Porto Velho por meio de celular ou computador, já registrou 51.629 acessos entre os dias 31 de janeiro e 12 de fevereiro. Desenvolvido pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), em parceria com a Divisão de Apoio ao Diagnóstico (DAD) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o sistema foi projetado para ser acessível e intuitivo, atendendo tanto usuários familiarizados com a internet quanto aqueles com pouca experiência digital.
A ferramenta está em funcionamento desde 30 de janeiro e tem sido amplamente utilizada pela população. O gerente da Divisão de Apoio ao Diagnóstico, Marcelo Brasil, ressaltou os benefícios da inovação. "Antes, os pacientes precisavam se deslocar até uma unidade de saúde para retirar os resultados. Agora, com essa ferramenta, é possível acessá-los de forma prática e segura, sem necessidade de deslocamento", explicou. O sistema Meu Exame On possui um ambiente seguro, garantindo que apenas o próprio paciente tenha acesso aos seus resultados. Para utilizar a plataforma, é necessário ser usuário do SUS e possuir cadastro em um dos laboratórios da rede municipal de saúde.
O processo é simples: ao comparecer a um posto de saúde ou unidade de urgência e emergência para realizar exames laboratoriais, o paciente deve efetuar seu cadastro no sistema. Em seguida, basta acessar a plataforma, informar o CPF, criar uma senha pessoal e consultar os resultados sempre que necessário.
Os exames laboratoriais podem ser consultados no portal: meuexame.portovelho.ro.gov.br
Para visualizar os resultados, o usuário deve:
O superintendente da SMTI, Cézar Marini, enfatizou que "todos os exames realizados na rede municipal de saúde estarão disponíveis na plataforma, acessada exclusivamente pelo usuário mediante login e senha". O secretário da Semusa, Jaime Gazola, destacou que a ferramenta traz mais comodidade e eficiência aos usuários. "Com o sistema digital, o paciente não precisa se deslocar até a unidade de saúde para obter os resultados, o que agiliza o atendimento e reduz filas", afirmou.
Além de beneficiar a população, o Meu Exame On gera economia para a gestão municipal, reduzindo o consumo de papel, tinta, manutenção de impressoras e custos operacionais, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental. De acordo com um levantamento da Semusa, a economia estimada com a digitalização dos exames será de R$ 26,6 milhões em quatro anos.
Portal SGC