Foto: Reprodução
O mês de agosto será marcado por uma intensa celebração do cinema em Porto Velho com a realização do Festival de Cinema de Rondônia — Cine RO 2025. Em sua terceira edição, o evento bateu recorde histórico de inscrições, com 1.723 filmes submetidos, dos quais 130 foram selecionados para exibição.
Com programação totalmente gratuita, o festival democratiza o acesso à cultura e promove a formação audiovisual da população, por meio de exibições em praças públicas, escolas, comunidades e no Teatro Guaporé, além do ambiente virtual. O evento ocorre de forma híbrida, permitindo que o público acompanhe as sessões presencialmente ou pela plataforma Itaú Cultural Play, que também premiará o melhor filme com R$ 15 mil.
A programação inclui a tradicional Mostra Competitiva, que entregará o Troféu Boto Dourado aos melhores filmes, acompanhada de prêmios em dinheiro. Também estão previstas mostras paralelas, com temáticas diversas e valorização da pluralidade cultural e narrativa do audiovisual contemporâneo. Um dos destaques é a Mostra Amazônica, que será disponibilizada online, ampliando a visibilidade das produções regionais.
A terceira edição do Cine RO conta com produção da Zenital Produções, coprodução da Funcer e patrocínio do Itaú, sendo realizada por meio da Lei Paulo Gustavo (Edital nº 06), com o apoio da Lei Rouanet, em uma parceria entre a FEDEC, Sejucel, Governo de Rondônia, Ministério da Cultura e Governo Federal. A programação completa, com locais, horários e filmes exibidos, está disponível no site oficial do festival e no Instagram @festcinero.
Veja o vídeo:
Portal SGC