Além de levar multidões às ruas e trazer alegria a quem gosta de fazer uma boa festa, a maior celebração popular do Brasil também movimenta cifras bilionárias e impulsiona o setor do turismo no país, um dos mais importantes da economia nacional.
Segundo dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio), o Carnaval de 2026 deve injetar, apenas no mês de fevereiro, cerca de R$ 18,6 bilhões na chamada economia do turismo.
Carnaval de bilhões
- A economia do turismo é o estudo sobre como os gastos dos visitantes influenciam a produção, o emprego e a renda em determinado local, movimentando setores como hospedagem, transporte, alimentação e lazer.
- Ela analisa a demanda (consumo) e a oferta (serviços) da cadeia produtiva que gera receita e emprego.
O volume financeiro movimentado no Carnaval deste ano deve representar um crescimento de 10% em relação à quantia registrada em 2025.
Outros números
Outro dado, da plataforma de tecnologia para Recursos Humanos Gupy, mostra que o segmento de hospitalidade teve um avanço recorde de 32% nas contratações em janeiro de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado, sob forte influência dos preparativos para o Carnaval.
As contratações do setor de transporte e logística, por sua vez, fecharam 2025 com alta de 11%, segundo a Gupy.
Em dezembro do ano passado, as atividades turísticas no Brasil registraram um crescimento de 0,2% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado de 2025, o aumento foi de 4,6%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Metrópoles