Porto Velho (RO)23 de Fevereiro de 202500:27:47
EDIÇÃO IMPRESSA
Colunas |

O DIA NA HISTÓRIA

Bom dia, 12 de fevereiro


RONDÔNIA

1904 - O Congresso Nacional aprova o Tratado de Petrópolis: O Brasil assume o Acre e, em troca, constrói a ferrovia Madeira-Mamoré margeando as cachoeiras do Rio Madeira, o que dá à Bolívia acesso ao Oceano Atlântico. 

1925 - A Caixa Escolar Municipal ajudou 25 alunos; cada um ganhou dois cortes para fazer fardas mais material escolar e compra de sapatos para os 12 mais necessitados.

1954 - A diretora do Dpto. de Educação do Território, Marise Castiel, manda abrir inscrições ao curso de professor primário na Escola Normal do Guaporé (depois Carmela Dutra). 

1987 - O governador Angelo Angelim solicita ao presidente José Sarney, recursos para construção da mini hidrelétrica de Ávila, em Vilhena. 

1989 - A proposta de mudar a capital rondoniense para outro local na região de Ji-Paraná "é demagógica e inviável", conforme o ex-prefeito Tomás Correia (PVh), ambos do PMDB. Inserida na discussão final da Constituição estadual de 1989, o projeto foi reprovado.

HOJE É

Dia de Darwin.

Dia Mundial do Casamento.

Dia Internacional da Luta contra o Uso de Crianças Soldados.

Católicos celebram Santa Elália, São Julião Hospitaleiro, São Saturnino e seus 48 companheiros, São Bento de Aniane, 

BRASIL

1998 — Sancionada a Lei conta Crimes Ambientais.

2015 — Morre Tomie Ohtake (n. 1913), artista plástica nipo-brasileira.

MUNDO

1809 - Nasce Charles Robert Darwin (+ 1882), autor da "teoria da evolução das espécies".

2001 — O mapa completo do genoma humano é apresentado oficialmente. 

FATO DO DIA


Em agosto de 2021 o jornal "Tribuna Popular", de Cacoal, criado em 1980 e que desde o fim do centenário "Alto Madeira" passou a ser o mais antigo de Rondônia, anunciou que estava aderindo à Era digital. 

Criado pelo idealismo de Adair Antônio Perin, um "catarina" que chegou no final da década de 1970, o "Tribuna" (*) supriu uma lacuna da região central do Território, desafiando todas as dificuldades possíveis tornou-se porta-voz da principal região econômica do Estado. 

Perin foi se estruturando e poucos anos depois de algumas edições comprava um sistema gráfico, passando a imprimir na "Capital do Café", com a cobertura de grandes fatos da região, como a revolta contra a falta de luz elétrica e a explosão do quartel da PM de Cacoal etc.

Com problemas de todas as ordens para manter o impresso, Perin (na foto com a filha jornalista Giliane Perin), passou o "Tribuna" para o mundo virtual, sempre priorizando a boa informação (acesse: https://tribunapopular.com.br/), seguindo a linha do impresso).

Lúcio Albuquerque

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de
Últimas postagens de