Porto Velho (RO)12 de Maio de 202506:18:58
EDIÇÃO IMPRESSA
Colunas |

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 11 DE MAIO/2025


RONDÔNIA

1919 - A pedido de Candido Rondon, que vem pelo Rio Guaporé, o coronel Paulo da Cruz Saldanha sai de Guajará-Mirim levando mantimentos para a comitiva.

1922 - Documento público assinado pelo "Amanuense porteiro" da prefeitura. "De ordem do exmo. sr. padre doutor superintendente (prefeito) municipal…".

1941 - A diretoria do colégio Maria Auxiliadora (PVh), divulga aos pais e parentes de internas dias e horários de visitação ou saída.

1950 - Festa dos 53 anos (amanhã) do deputado federal Aluízio Ferreira: alvorada, missa solene, inaugura escola no Candeias, torneio de futebol, desfile de escoteiros e bailes.

1983 - Alegando não estar criticando o governador Jorge Teixeira, o deputado estadual Heitor Costa diz haver um "feudo político" na estrutura do governo de Rondônia.

1988 - Lei estadual 198 cria o município de Machadinho do Oeste

1991 - Dom José Martins, o 1º arcebispo de Porto Velho, recebeu jornalistas para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

HOJE É

Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. Dia Mundial das Aves Migratórias (data móvel). Dia Nacional do Barbeiro. Dia Nacional do Reggae.

Católicos celebram Santo Antimo, Santo Inácio de Láconi, São Francisco de Jeronimo.

BRASIL

2007 — O Papa Bento XVI canoniza o 1º santo brasileiro, Frei Galvão.

2001 — Lançamento da edição em português da Wikipédia.

MUNDO

1949 - O Estado de Israel é admitido como o 59º membro das Nações Unidas.

1904 - Nasce Salvador Dalí (+ 1989), maior nome do surrealismo na pintura.

1960 — A gentes israelenses do Mossad capturam o nazista Adolf Eichmann.

FOTO DO DIA


DIFERENÇAS...

Cotejar o Alto Madeira (*) nos 35 anos em que era o único jornal de circulação constante em Porto Velho - só em 1954 chegou "O Guaporé", oferecia ao interessado conhecer como eram noticiados os chamados "atos oficiais". 

Dia 11.4.1922, citado nesta coluna, o "Amanuense" o secretário) municipal informava:

"De ordem do exmo. sr. padre doutor superintendente (prefeito) municipal…". O superintendente era o padre Raymundo Oliveira, prefeito de Porto Velho e único religioso que no exercício de sua missão espiritual para o cargo.

Na vinda de uma autoridade era comum a prefeitura ou o governo do Território publicar um chamado dando também a relação da comissão organizadora da recepção, em maioria autoridades e pessoas importantes da sociedade.

Isso al[em de destacar que faziam parte da lista "as mais belas senhoritas da nossa sociedade.

(*) Circulou de abril de 1917 a 1 de outubro de 2021

F. Aluízio Ferreira (único de gravata) recebido no aeroporto do "Caiari" iniciando a campanha de reeleição em 1954, que ele perdeu

Lúcio Albuquerque

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de
Últimas postagens de