Porto Velho (RO)18 de Junho de 202516:16:04
EDIÇÃO IMPRESSA
Colunas |

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 18 DE JUNHO


RONDÔNIA

1919 - 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura convence grevistas da EFMM a voltar ao trabalho.

1939 - Instalada a agência do Banco do Brasil em Porto Velho. Seu primeiro gerente foi o sr. Arnóbio Rosa de Faria Nobre

1956 - O comandante da Guarda Territorial Osvaldo Távora Buarque, lembra que a grande obra militar do Território, o forte Príncipe, está abandonado. 

1984 - O vereador João Paulo das Virgens Lima (PDS) propõe ao partido um debate nacional, para definir o candidato à sucessão presidencial.

1986 - Confirmado o fim da Aliança Democrática em RO: "O PDS sempre foi oposição a nós" disse o governador Angelo Angelim (PMDB), no cargo com apoio do PDS.

1987 - Autoridades sanitárias de Rondônia e Acre farão uma "barreira sanitária" para evitar que a febre amarela silvestre oriundos da Bolívia chegue

 aos 2 estados.

1987 - O Sindicato dos Jornalistas propõe à Unir o curso de Jornalismo em Porto Velho e discute realizar um encontro estadual da categoria, coordenado pelo filiado Gessi Taborda.

HOJE É

Dia do Cinema Brasileiro.

Dia Nacional do Migrante.

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual.

Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. 

Católicos celebram Santa Ema de Gurk, Santa Juliana Falconieri, São Romualdo, Santos Gervásio e Protásio - Mártires, 

BRASIL

1970 - O Brasil é um dos signatários do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, ou PCT, "para desenvolver o sistema de patentes e de transferência de tecnologia".

2021 — O Brasil registra a marca de 500 000 mortos decorrente da pandemia de Covid-19.

MUNDO

325 - Aprovado o Credo Niceno, aceito por católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.

1978 - A tirinha de história em quadrinhos "Garfield" é publicada pela primeira vez.

2007 - O site de vídeos Youtube, só em inglês, passa a ter mais idiomas. 

FOTO DO DIA


OSMAR, UM NOME EM VILHENA

Em 1976 um trabalhador, vindo da "terra do açaí" em 1960 contratado para a construção do prédio de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) da FAB em Vilhena, então distrito de Porto Velho, foi eleito vereador para a Câmara Municipal na capital do Território a 700 km de distância.

Osmar de Oliveira Costa teve um típico "caso de amor" com o local onde Rondon iniciara sua caminhada, em 1909, sem imaginar que em 1960 o presidente Juscelino Kubistchek viria inspecionar "O outro braço da Cruz" - a BR-364.

Em seu livro "Retalhos para a História de Rondônia" (pág 236), o historiador Esron Penha de Menezes enumera os cargos de Osmar em Vilhena: Fiscal da Prefeitura, professor, agente dos Correios e da Vasp, Juiz de Paz, Delegado de Polícia.

Em entrevista ao Portal da Amazônia (*) o sargento Pereira, que todos lá conhecem por Aymoré, não poupa elogios a Osmar, que foi o primeiro a instalar ali uma farmácia, a "Marajoara"   

https://portalamazonia.com/jotao-escreve/pioneiro-da-aviacao-completa-60-anos-em-vilhena/

Osmar, em sessão da Câmara de Porto Velho. (F. acervo Júlio Olivar)

Lúcio Albuquerque

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de
Últimas postagens de