Porto Velho (RO)08 de Agosto de 202505:10:11
EDIÇÃO IMPRESSA
Colunas |

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 6 DE AGOSTO


RONDÔNIA

1902 - Liderados por Plácido de Castro, um grupo de seringalistas e seringueiros inicia a Revolução Acreana.

1942 - Instalado o Banco de Crédito da Borracha (atual Basa), tendo o governador do Território do Acre como presidente. 

1948 - Desaparecido há 18 anos, o telegrafista Bernardo Monteiro pode estar na posse de índios Boca Negra, também citados com os sequestradores do tenente EB Fernando Oliveira, em 1945.

1954 - Obras de drenagem, bueiros e aterro da Avenida Sete de Setembro serão inauguradas na Semana da Pátria em Porto Velho.

1983 - No ginásio "Cláudio Coutinho" (PVh), o presidente da Assembleia Estadual Constituinte, deputado José Bianco, promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia, e instala o Poder Legislativo estadual.

1987 - A maior greve na Educação do Estado está em andamento e crescendo, deixando sem aulas, segundo o sindicato da classe, 220 mil alunos.

HOJE É

Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Dia da Revolução Acreana. Dia Interamericano do Escotista. 

Católicos celebram Dia de São Salvador do Mundo (Transfiguração de Jesus), São Hormisdas, São Justo e São Pastor - mártires, 

BRASIL

1661 - Assinado o Tratado de Haia, que oficializa a devolução a Portugal de território brasileiro invadido pela Holanda. 1691 - Morre João Ferreira de Almeida (n. 1628), missionário protestante autor da 1ª versão da Bíblia em português. 

MUNDO

1945 — A 1ª bomba atômica, a "Little Boy" é lançada pelos EUA sobre o Hiroshima (Japão), e o mundo conhece o terror atômico. 2012 — O astromóvel Curiosity, da NASA pousa na superfície de Marte.

FOTO DO DIA


Foto: Guedes, na votação para criar a cidade de Ariquemes. (F. Nascimento)

ESTADO, DATA HISTÓRICA (IV)

O presidente Ernesto Geisel (1975/79) nomeou governador de Rondônia o coronel EB Humberto Guedes(1975/79). Em 2005, em Brasília, ele contou que ao assumir nada sabia sobre o Território.

A serviço da Inspetoria Geral das Polícias Militares veio duas vezes a Porto Velho. Para a nova missão, nenhuma instrução. Sem conhecer ninguém ficou quase 2 meses buscando componentes para suas assessorias.

Guedes tinha duas frases para justificar o Estado: "A nova economia gerada pela migração mostra que é um desserviço continuarmos como Território" e "Não podemos continuar a sermos tratados como Amapá e Roraima".

 Em Brasília, elogiou os secretários, o Incra, e lamentou não ter feito mais por Porto Velho e Guajará-Mirim. "As verbas disponíveis eram poucas e que o atendimento à migração exigia sempre muito mais".

Sobre o legado para a estruturação do Estado, Humberto Guedes é sempre lembrado, pelos que trabalharam com ele e o sucessor: "Ele plantou as bases do Estado".

Lúcio Albuquerque

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de
Últimas postagens de