?1.1-O pau que dá em Chico...
"É inexplicável a relutância do PT em reforçar o combate ao desmatamento". Creiam, esta foi a chamada d’O Globo para o seu editorial, ou seja, a opinião oficial, do jornal do maior conglomerado brasileiro de comunicação e que recebeu o maior montante de recursos publicitários do governo federal desde nesse governo do Sêo Lule. O grupo Globo desde antes da eleição se alinhou e blindou aquele que viria presidir o Brasil. No governo anterior foi guerra. Ataques, ofensas e corte de verbas publicitárias. Disse Augusto dos Anjos: "A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se alguém causa inda pena a tua chaga, apedreja essa mão vil que te afaga, escarra nessa boca que te beija". E diz Zé de Nana: "A Caboca Jurema quando baixa, bota na roda quem deve obrigação." Por precaução o melhor é pagar uzómi né dona Gleisi?
1.2-Espelho, espelho meu...
Sêo Barroso cometeu o sincericídio. Como se olhasse o espelho retrovisor, afirmou que decisões do STF atrapalharam o combate à corrupção no Brasil: "Houve decisões do Supremo, em matéria de enfrentamento à corrupção, que não corresponderam à expectativa. Anular o processo contra o dirigente de estatal que desviou milhões, porque alegações finais foram apresentadas por réus colaboradores e não colaboradores na mesma data, sem que isso trouxesse prejuízo." E avançou citando o fim da prisão em segunda instância o que é um padrão mundial, afastamento de Aécio do Senado e a anulação de sentenças por causa da ordem de fala de delatores. Falou sobre a decisão que anulou a condenação de Sêo Lule: "uma decisão polêmica, mas é uma decisão fundamentada em bases racionais". Citou a questão do aborto para anencéfalos, reconhecimento da união homoafetiva e pesquisas com células-tronco como relevantes. "É possível ser contra o aborto, não fazer em nenhum caso, pregar contra e nada disso se confunde com querer prender a mulher que viva a circunstância de ter feito um aborto. São coisas diferentes. Preciso pautar, mas não gostaria de pautar contra a compreensão da sociedade". Pena que a sua memória seja seletiva. Quem sabe usando mais o espelho retrovisor Sêo Barroso veja e se indigne contra si e contra o STF.
1.3-Máfia do lixo
O lixo é sujo, fede mas enriquece. Faz tempo que Porto Velho tenta se livrar desse nó górdio e pelo andar da mula véia tudo seguia dentro dos conformes, mas esta semana surgiu um fato novo que foi parar na polícia envolvendo a empresa que coleta o lixo da capital e o prefeito Hildon Chaves. Os detalhes do rolo estão no blog do Nilton Salina (https://blogentrelinhas.com.br) além de outros fatos envolvendo a empresa aqui, em Santa Catarina e Acre. Sobre o tema lixo, há vários artigos e estudos sob a ótica da saúde, meio ambiente, sustentabilidade, emprego e renda, corrupção e crimes disponíveis na web. Dê um Google em máfia do lixo e saiba mais. Afinal o seu imposto abastece esse rico filão que ajuda na solução de problemas da cidade, assim como pode infelizmente nutrir a cadeia da corrupção e do crime organizado. Cruel.
1.4-Homem é homem e isso é biológico
A Olimpíada de Paris ficará com algumas manchas além da contaminação do Rio Sena e uma delas é uma luta de box. Angela Carini uma lutadora de box italiana desistiu de lutar após 45 segundos no ringue contra a adversária, Imane Khelif, uma argelina intersexo, depois de receber e sentir dois golpes desferidos com potência superior àquela que ela poderia suportar. A italiana percebeu que não fazia sentido continuar lutando pois havia e há entre as duas lutadoras uma diferença física brutal, impossível de ser igualada e que tal diferença não é fruto do treinamento que a Imane tenha feito, nem das diferenças biológicas que existem entre mulheres. A disparidade é bem maior e impossível de ser anulada entre as duas pessoas em esportes de alto nível, por serem e por se tratarem de dois corpos biologicamente diferentes: um masculino da Imane e um feminino da Carine. É de paridade que se trata. "Não é justo" frase da Carine coloca-la no mesmo ringue com a Imane para uma luta de box em pé de igualdade. São dois organismos biologicamente diferentes. A identidade de gênero um sonho da moderna "construção social" esbarra na biologia. Carini pode passar o resto da vida tomando altas doses de testosterona e jamais chegará ao nível de Imane. É simples. É científico.
1.5-Deve ser coisa do Campos Neto e seu Banco Central
Para quem gosta de notícias sobre economia brasileira eis aqui uma amostra. Em 2024 o real foi a 6ª moeda mais desvalorizada em relação ao dólar no mundo. A imagem aí é eloquente. Moedas de países pares, como as nações da América Latina ou do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), estão todas mais valorizadas ante o dólar que o real, mas estamos à frente da Nigéria, Egito, Sudão, Etiópia e Gana. É ouro para o Brasil-sil-sil-sil.
2-Último pingo
Uma patetada no forno: a declaração de 3 países latinos vai ajudar a passar o pano e arrumar um jeito de falar para o mundo que a Venezuela é uma democracia, que Maduro é um líder político honesto, que paga as suas contas, carismático, politicamente equilibrado perseguido pelos imperialistas. Pensei com meus botões: Qual é o peso dos presidentes do Brasil, México e Colômbia? Creio que umas 40 gramas legalizadas pelo STF. E nós nessa...
03-Ponto final
Brasil, México e Colômbia produziram "a declaração" sobre a Venezuela que diz: "Os governos do Brasil, Colômbia e México felicitamos e expressamos nossa solidariedade ao povo venezuelano, que compareceu massivamente às urnas em 28 de julho para definir seu próprio futuro. Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação. As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados. Nesse contexto, fazemos um chamado aos atores políticos e sociais a exercerem a máxima cautela e contenção em suas manifestações e eventos públicos, a fim de evitar uma escalada de episódios violentos. Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento. Que esta seja uma oportunidade para expressar, novamente, nosso absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela. Reiteramos nossa disposição para apoiar os esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem o povo venezuelano. Brasília, 1º de agosto de 2024." Pois é.
Léo Ladeia