Porto Velho (RO)21 de Dezembro de 202413:11:26
EDIÇÃO IMPRESSA
Colunas |

POLíTICA & MURUPI

Confira a coluna


1.1 Lewandowski na frigideira

Ele acreditou que era um presente depois de tantos favores prestados aos amigos e depois de sujar a sua microbiografia no julgamento do impeachment da Rucéfe. Sêo Levandosque entrou na magistratura pelas mãos de Orestes Quercia como juiz da alçada criminal, virou desembargador e a pedido de sua genitora foi levado ao STF com a indicação da falecida esposa do atual presidente e virou ministro. Aposentado e com bufunfa para viajar e rever seus ancestrais europeus aceitou o cargo de ministro da justiça e segurança pública num inédito e rápido troca-troca com um político que entraria no Senado, mas que era ministro desse pres-doente e foi aí que seus problemas começaram. Entendo que juiz vira ministro desce um degrau na vida. Verdade Dr. Sérgio Moro? Na frigideira, Sêo Levandosque tenta uma cartada para pular da frigideira: centralizar todas as polícias e criar no Brasil um espectro policialesco nacional. Vem comigo que eu explico sob minha ótica.

1.2 Lewandowski, um bobo na corte

Depois de tentar emplacar a PEC para criar o SUSP, criado em 2018, o "fatiador de penas da Rucefe" enviou um decreto à Casa Civil do colega Rui Costa que também está na frigideira para regulamentar o que já está na constituição que é o uso da força policial, puxando para sua panela o financiamento, formulação e feitura de normas, enfim, o que tiver relação com o tema como algemas, buscas pessoais, domiciliares e prisões, ou seja, TUDO! A proposta é quase risível para quem é do ramo. A ideia é diminuir a força da polícia para que responda ameaças usando comunicação e negociação para reduzir a letalidade ou seja, não matar bandidos. Nada sobre juiz de garantias, mas um Comitê Nacional irá avaliar a implantação das políticas. Porém, olha o golpe aí gente! o repasse de fundos só vai para o estado que aceitar as regras. E se ele sair? Na bica, está o K-Pacheco!

3.1- Vazamento de informação

No país do pinga-pinga, a notícia de que o presidente passará por outra cirurgia de esvaziamento vazou, - perdoem-me pelo trocadilho - o dólar subiu, a bolsa desceu e quem paga muito para ser bem informado, ganhou o presentaço natalino com 12 dias de precedência e concluo assim que o mercado absorveu cada pingo. Tudo cifrado, o povão - sabe de nada inocente! - nada soube, mas quem opera na bolsa soube antes e, na hora mandou a real para que os atacantes entrassem pela esquerda e direita, comprando, vendendo desde que ganhando. Gráficos mostram o que houve e um dia talvez, alguém queira investigar o que houve e aí talvez alguém receba um esbregue e só. E para quem professa a religião petista reza a lenda que o mercado é a fonte de todo mal contra a alma que está na UTI.

 1.4- Peru salgado

Mais previsível que amigo oculto na firma, arroz com uva passa na ceia de natal e para surpresa de ninguém o secretário Júnior, afastado da Sejucel, ouviu hoje pela manhã um "têje preso", o que me leva à fala do governador sobre corrupção e de novo penso: foi vazamento ou adivinhação? Essas coisas ocorrem no Brasil, o país do pinga-pinga. Pego com a boca na botija e mão na cumbuca, espero que o ex-secretário Júnior receba além do baculejo, o benefício da dúvida, apesar das provas e o tratamento igual para todo acusado: inocência presumida e devido processo legal. Como se diz crente, que Deus o ajude e dê coragem para delatar a corja. Quem é da tribo e não conhece o cacique e o pajé da tribo não é. Eu sou da tribo. Debaixo desse angu tem carne e não creio que Júnior esteja só nesta.

02- Ponto final

Fosse na Bahia e o balaio estaria resolvido. Despacho na Bahia é assim. Se faz em terreiro e não em palácios, salvo em Salvador, Palácio de Ondina, onde reinou absoluto o morubixaba Antônio Carlos Magalhães, ACM, ou Toninho Malvadeza. A mãe de santo nem precisava de crachá. Era tran-chan e o despacho estava ali pronto e com diário oficial já impresso. Em Brasília é diferente e todo mundo está de orelha em pé com esses "despachos" com "assinatura digital" do presidente que desligadão na UTI, tem um dreno na cabeça. Alexandre Padilha disse que há um "combinado" para impedir que o vice Alckmin assuma o cargo. Lembro que existe o art. 79 na Constituição que fala sobre assunção do vice. Eu juro de pé junto que tô num cag*ço. Quem está pilotando a nave brazuka nessa tempestade?

03- Penúltimo pingo

Fui ao Hospital JPII atender um chamado e tentei entender o porque da briga ou altercações sobre a situação da saúde. Claro que está muito mal e para ficar ruim tem que melhorar muito. Claro que o JPII é um improviso que serve para campos de guerra ou refugiados, apesar da qualidade do pessoal que atende e qualidade dos equipamentos. Mas por favor e sem constrangimentos: a saúde está doente!

Léo Ladeia

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de
Últimas postagens de