Porto Velho (RO)08 de Agosto de 202505:12:34
EDIÇÃO IMPRESSA
Colunas | Carlos Sperança

Se constata claramente a antecipação da campanha eleitoral aos cargos eletivos para 2026

Confira a coluna


Chance de sucesso

Cientistas do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e das universidades de Birmingham, Leeds e Leicester, do Reino Unido, publicaram estudo demonstrando que os períodos de chuva tiveram aumento de 15% a 22% de 1980 a 2010, tendo a contrapartida das estiagens, também mais severas, aumentando entre 8% e 13% no mesmo período.

Alertas de climatologistas no curso das décadas de 1970 e 1980 apontaram para o risco de aumento incontido das chuvas e das secas devido à devastação florestal. Dezenas de governantes e milhares de parlamentares foram eleitos de lá para cá e não deram conta de prevenir os desastres hoje correntes. O público vai concluindo, dolorosamente, que não importa que quem se eleja nem que promessas faça, porque os resultados são sempre os mesmos: muito discurso e ataques a inimigos levam sempre a mais incompetência, desunião e atraso.

Neste momento de ataque ao Brasil por parte dos EUA, o vice-presidente Geraldo Alckmin e uma comissão pluripartidária de senadores brasileiros foi corajosamente aos EUA para mostrar a loucura que está se praticado contra o Brasil com as injustificadas tarifas de 50%. Fazem parte da comissão senadores do PL, PT, PP, MDB e Podemos. Se ela obtiver o sucesso que todo o Brasil espera, pode ser que essa união na dor e no desespero seja o embrião de soluções também para os demais problemas do país.

A antecipação

Se constata claramente a antecipação da campanha eleitoral aos cargos eletivos para 2026. Isto ocorre tanto na peleja ao governo estadual, como ao Senado. A deputada federal Silvia Cristina (PP-Ji-Paraná), por exemplo, para marcar território e deixar bem definido que não volta atrás apresentou até seu primeiro suplente. Na esfera conservadora ela vai enfrentar o ungido do ex-presidente Bolsonaro Bruno Scheidt (PL). Mas existem ainda dúvidas se os atuais senadores Marcos Rogério (PL) e Confúcio Moura (MDB) entram na peleja ao Palácio Rio Madeira ou a reeleição ao Senado. Nada definido, por enquanto. Por seu turno o ex-senador Acir Gurgacz (PDT) já está no trecho reforçando suas paliçadas para voltar ao Senado.

Eleições 2026

Dois senadores vão liderando as disputas nos governos de Rondônia e do Acre, conforme as primeiras pesquisas nos referidos estados. Em Rondônia, o senador Marcos Rogério (PL-RO), da extrema direita bolsonarista, no vizinho estado do Acre o senador Alan Rick, do União Brasil, de uma direita mais moderada. Pelas pesquisas vigentes dificilmente Marcos Rogério vai deixar a disputa ao governo para o intruso Fernando Máximo entrar na sua legenda. Se Máximo quiser entrar nas paradas da disputa ao CPA vai ter que ingressar em outro partido e não sendo o PL.

Agenda de Lula

O presidente Luís Inácio Lula da Silva cumpre agenda em Rondônia e no Acre na próxima sexta-feira, dia 8, anunciando obras importantes e participando de inaugurações nos dois estados. No Acre, a prioridade de Lula é eleger o ex-senador e ex-governador Jorge Viana ao Senado, em Rondônia o presidente vem impulsionar a pré-candidatura do senador Confúcio Moura (MDB) ao governo estadual e encorajar os petistas a lançarem boas nominatas a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Rondônia e Acre são considerados dois estados conservadores, mas o bolsonarismo perdeu força depois do tarifaço trampista-bolsonarista prejudicando o agronegócio rondoniense.

É coisa de louco!

Percorri no final de semana em Porto Velho várias avenidas importantes do centro histórico, da Zona Sul (região do Eldorado/Caladinho/Cohabs) e Zona Leste (região do Tancredo/JKs/Ulisses) e constatei centenas de pontos comerciais fechados. Quadras inteiras de estabelecimentos comerciais que cerraram as portas, sendo os prédios colocados para alugar ou a venda. É um contraste com o que falam nossas autoridades municipais e estaduais sobre a prosperidade da capital rondoniense e do estado de Rondônia. E esta situação comprova dados do IBGE que constatou êxodo de rondonienses para outros estados nos últimos anos e que ninguém quer aceitar.

Via Direta

*** Infelizmente as cacrolandias estão se espalhando pelos bairros em Porto Velho. É uma situação que só tem se agravado na capital rondoniense nos últimos anos *** A prefeitura de Porto Velho e o governo do estado através das suas pastas sociais não tem enfrentado o problema à altura, já que também mendigos e loucos de pedra perambulam à solta perturbando transeuntes e lojistas locais *** Os vereadores da capital estão atentos a determinados secretários municipais que pretendem disputar cargos eletivos nas eleições do ano que vem. Guerra vista e pau nos concorrentes *** Já, os deputados estaduais estão atentos aos possíveis predadores -que são muitos -na Câmara de Vereadores e nas secretarias municipais.

Carlos Sperança

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de Carlos Sperança
Últimas postagens de Carlos Sperança