Porto Velho (RO)13 de Setembro de 202502:05:18
EDIÇÃO IMPRESSA
Brasil

Governo federal identifica a circulação de três novas drogas no Brasil

SAR permite que qualquer pessoa notifique suspeitas de novas substâncias


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

O Brasil registrou recentemente a circulação de três substâncias psicoativas até então desconhecidas no País. O alerta foi emitido pelo Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), vinculado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Duas das substâncias foram encontradas em um produto industrializado estrangeiro, os Magic Mushroom Gummies, da marca TRE Hoouse. Embora seja a primeira ocorrência no Brasil, ambas já haviam sido detectadas em países como Chile, Canadá e Bélgica. A identificação foi realizada pela Científica de Santa Catarina, com apoio da Polícia Federal.

A terceira substância, o N-pirrolidino protonitazeno, um opioide sintético, foi detectada pelo Laboratório de Toxicologia Analítica e pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas), após exame de um paciente que relatou ter consumido álcool junto com um comprimido. Essa substância já havia sido identificada em países como Canadá, França e Alemanha.

O SAR faz parte do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad) e é gerenciado pela Senad, vinculada ao Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid). A ferramenta tem como objetivo captar, analisar e disseminar dados sobre novas substâncias psicoativas, bem como sobre alterações em substâncias já conhecidas, oferecendo respostas rápidas a ameaças à saúde e à segurança pública. 







Terra

Últimas notícias de Brasil