Para aliados, Lula se livrou do União Brasil no “timing” certo
KEBEC NOGUEIRA
Auxiliares do presidente Lula no Palácio do Planalto avaliam que o timing em que o União Brasil decidiu deixar o governo de forma definitiva acabou sendo bom para a imagem do petista.
A leitura dos aliados de Lula é de que o partido, integrante do Centrão, está com a imagem desgastada após a aprovação da PEC da Blindagem e do avanço da anistia ao 8 de Janeiro na Câmara.
Nesse cenário, assessores presidenciais do Planalto avaliam que a saída do União Brasil nesse momento seria importante para desvincular a imagem do governo Lula à do partido.
Outra ponto citado por aliados de Lula é a fato de o presidente do União, Antonio Rueda, ter aparecido nas investigações da Operação Carbono Oculto, conforme revelou o Metrópoles, na coluna Andreza Matais.
Saída do governo
Logo após a reportagem, a executiva do União Brasil decidiu, na quinta-feira (18/9), antecipar a saída do governo Lula. A direção da sigla deu 24 horas para que seus filiados deixem os cargos na gestão petista.
Antes, o prazo para o desembarque só se encerraria no final de setembro. O novo prazo consta em uma resolução aprovada pela cúpula da legenda. O partido diz que quem não cumprir a medida será punido.
metrópoles