Porto Velho (RO)23 de Outubro de 202503:04:36
EDIÇÃO IMPRESSA
Brasil

Além da 'falsa couve', outras 9 plantas tóxicas podem causar a morte; veja quais são

Casos recentes de intoxicação reacenderam o alerta para espécies tóxicas que podem causar a morte se ingeridas


Imagem de Capa

Imagem ilustrativa

PUBLICIDADE

A morte de uma mulher de 37 anos e a intoxicação de outras 11 pessoas após a ingestão da Nicotiana glauca, planta tóxica popularmente conhecida como "falsa couve", no interior de Minas Gerais, reacenderam o alerta sobre o risco de confundir espécies venenosas com hortaliças.

Além disso, é importante redobrar a atenção em ambientes com crianças e animais domésticos, já que muitas plantas ornamentais ou silvestres podem causar intoxicações graves e até a morte se ingeridas.

Confira abaixo 10 plantas tóxicas comumente encontradas no Brasil:

1 - Falsa couve (Nicotiana glauca)



Foto: Divulgação Universidade Federal de São João Del-Rei

De aparência semelhante à couve tradicional, essa planta contém alcaloides tóxicos que atacam o sistema nervoso e respiratório. A ingestão pode causar vômitos, fraqueza muscular, confusão mental e parada cardiorrespiratória.

2. Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta)



Imagem: Embrapa

Muito usada como planta ornamental, libera um líquido cáustico ao ser cortada. O contato com a pele pode causar irritação e inchaço; a ingestão leva a inchaço da língua e garganta, podendo bloquear as vias respiratórias.

 3. Espirradeira (Nerium oleander)



Imagem: USP


De flores bonitas e comuns em jardins, é letal em todas as partes da planta. Contém glicosídeos que afetam o coração, podendo causar arritmia, parada cardíaca e morte.

4. Mamona (Ricinus communis)



Imagem: Embrapa

Suas sementes contêm ricina, uma das substâncias naturais mais tóxicas do mundo. A ingestão de poucas unidades já é suficiente para causar vômitos, convulsões e falência de órgãos.

 5. Tinhorão (Caladium bicolor)




Com folhas coloridas e ornamentais, o tinhorão é perigoso para crianças e animais. Provoca inchaço na boca e garganta, náuseas e asfixia se mastigado.

6. Saião-roxo (Kalanchoe blossfeldiana)


Imagem: Pixabay

Usado popularmente como planta medicinal, o saião contém substâncias que podem causar arritmia cardíaca em humanos e animais, especialmente bovinos e cães.

7. Trombeta (Datura stramonium ou "zabumba")


Imagem: Pixabay

Conhecida por suas grandes flores brancas, é altamente alucinógena e tóxica. A ingestão pode provocar delírios, convulsões, taquicardia e até parada respiratória.

8. Antúrio (Anthurium andraeanum)



Imagem: Pixabay

Comum em interiores e escritórios, o antúrio contém cristais de oxalato de cálcio. Causa queimaduras na boca, dor intensa e edema na língua e garganta.

9. Manchineel (Hippomane mancinella)



Imagem: Pixabay

Considerada uma das árvores mais perigosas do mundo, seu látex é extremamente irritante. Apenas ficar sob a árvore durante a chuva pode causar bolhas na pele e inflamações graves. Os frutos, semelhantes a maçãs, são altamente venenosos.

10. Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)



Imagem: Pixabay

Popular no Natal, essa planta contém seiva leitosa tóxica, que pode causar irritação nos olhos, mucosas e pele. A ingestão em grandes quantidades provoca náuseas, vômitos e diarreia.


Canal Rural

Últimas notícias de Brasil