Divulgação
Um vídeo que circula nas redes sociais capturou o momento exato em que um encontro entre quatro homens e uma onça-parda (Puma concolor) também conhecida como suçuarana ou leão-baio que terminou de forma fatal para o animal. O registro, feito em uma estrada de barro cercada por mata densa, mostra o momento em que a confiança do grupo se transforma em pânico antes dos disparos.
Nas imagens, os homens avistam o felino deitado à distância. O diálogo revela que, embora soubessem do perigo, alguns membros do grupo subestimaram o comportamento do animal.
"Nossa, a vermelha espia a cara dela lá, ó. Tu tá com a cartucho aí?", questiona um dos homens, alertando o colega para preparar a arma.
A tensão aumenta quando a onça se coloca em posição de ataque. Mesmo diante do alerta de um dos companheiros, que afirma que o animal já estava "armado", outro insiste.
"Acho que ela não vai encarar nós quatro, não. Ela não vem, não".
Segundos após a frase de descrença, a onça-parda salta e avança em alta velocidade contra o grupo. Diante da investida, a ordem para atirar é dada imediatamente. O homem armado efetua os disparos, e o animal cai no chão. A gravação é interrompida logo em seguida, sem mostrar o destino final do corpo do felino ou o estado de saúde dos homens.
Não há informações oficiais sobre as coordenadas exatas onde o vídeo foi gravado, mas nas redes sociais, internautas afirmaram ser no Pará.
Crime ambiental
A onça-parda é o segundo maior felino das Américas e, no Brasil, o abate de animais silvestres sem autorização é considerado crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98, sujeito a pena de detenção e multa.
D24am