Reprodução
A pequena Izabela surpreendeu os pais, Tayna Rodrigues e Thiago Pereira de Anchieta poucas horas após o nascimento. A bebÊ, nasceu no dia 4 de março e, dois dias depois, o casal perceeu que a filha tinha dois dentes na gengiva.
Além de nascerem antes do esperado, os pais também perceberam que os dentinhos da filha já estavam visíveis e com mobilidade, o que poderia trazer riscos.
Com a orientação da cirurgiã-dentista Julia Emery, os pais decidiram realizar a extração dos dentes de Izabela. O procedimento foi feito na terça-feira (10), quando a menina tinha apenas seis dias de vida. Os pais contaram que a cirurgia foi rápida e durou cerca de dez minutos.
A mãe de Izabela contou que durante a gestação, não apareceu nada no ultrassom ou em qualquer outro exames que fez que indicasse que a filha já nasceria com dentinhos.
A cirugiã que realizou o processo em Izabela explicou que bebês podem sim nascer com dentes. Segundo a especialista, "isso se chama dente natal e acontece quando um dentinho de leite erupciona antes do nascimento".
Na maioria das vezes não precisa removeros dentes. No entanto, segundo a cirurgiã, a extração é indicada quando:
• o dente está muito mole
• há risco de aspiração
• machuca a língua do bebê
• atrapalha a amamentação.
A avaliação com odontopediatra ou dentista é fundamental para definir a conduta correta.
d24am