Porto Velho (RO)27 de Julho de 202615:26:51
EDIÇÃO IMPRESSA
Brasil

Brasil e Coreia do Sul avançam para liberar exportação de carne

Lula disse que Seul enviará missão sanitária ao país, etapa considerada decisiva para habilitar frigoríficos ao mercado sul-coreano


Imagem de Capa

HUGO BARRETO / METRÓPOLES

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27/7) que Brasil e Coreia do Sul avançaram nas negociações para abrir o mercado sul-coreano às carnes brasileiras.

Segundo ele, Seul se comprometeu a enviar uma missão sanitária ao país, etapa considerada decisiva para habilitar frigoríficos brasileiros a exportar ao mercado asiático.

"Em 2025, o Brasil exportou quase 2,5 bilhões de dólares em produtos agropecuários para a Coreia. Após 17 anos de negociação, temos agora o compromisso concreto de realização de uma missão sanitária ao Brasil, passo decisivo para o acesso dos frigoríficos brasileiros ao mercado coreano", afirmou Lula.

O presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, foi recebido pelo petista na manhã desta segunda, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. O encontro ocorreu cinco meses após a visita do presidente brasileiro a Seul, quando os dois países anunciaram acordos nas áreas de tecnologia e agricultura, além de um plano para ampliar a parceria bilateral entre 2026 e 2029.

Segundo o Itamaraty, os dois presidentes discutiram o fortalecimento da cooperação em áreas estratégicas, como semicondutores, minerais críticos e inteligência artificial. Também trataram da ampliação do comércio bilateral e do acesso de produtos agropecuários brasileiros ao mercado sul-coreano. 

Durante a declaração à imprensa, Lula também anunciou a criação de um grupo de trabalho para destravar as negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e a Coreia do Sul. Segundo ele, a iniciativa buscará identificar os principais entraves para retomar as tratativas.

A Coreia do Sul foi o quarto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia em 2025 e o quinto principal destino das exportações brasileiras para a região. No ano passado, o intercâmbio comercial entre os dois países somou US$ 10,8 bilhões. O país asiático também ocupa a 19ª posição entre os maiores investidores estrangeiros no Brasil.

Dorama e K-pop: a cultura coreana no Brasil

Ao comentar a aproximação entre os dois países, Lula afirmou que a Coreia do Sul se consolidou como referência mundial em educação, inovação e desenvolvimento industrial. O presidente também destacou o crescente interesse dos brasileiros pela cultura sul-coreana.

"Os jovens brasileiros são apaixonados pela Coreia. Cresce ano a ano o número de estudantes de coreano em universidades, centros culturais e institutos. Músicas, gastronomia e doramas coreanos conquistaram os brasileiros, sem falar no enorme sucesso das Guerreiras do K-Pop entre nossas crianças", disse.

Lula ainda ressaltou a importância do cinema sul-coreano para a difusão da cultura do país e lembrou que a primeira-dama Janja da Silva e a primeira-dama Kim Hye-kyung participarão, em São Paulo, de uma sessão especial da Mostra de Cinema Coreano no Brasil.

"O cinema coreano teve papel importante ao conferir alcance universal a narrativas locais", afirmou.

Ao fim da declaração, Lula e Lee Jae Myung posaram para fotos fazendo o tradicional "coração coreano", gesto popularizado na Coreia do Sul em que o polegar e o indicador são cruzados para formar um pequeno coração.

Acordos

Além dos anúncios na área comercial, Brasil e Coreia do Sul assinaram cinco memorandos de entendimento para ampliar a cooperação bilateral nas áreas de espaço, esporte, educação, energia, tecnologia e indústria. Os acordos preveem intercâmbio de especialistas, compartilhamento de experiências e o desenvolvimento conjunto de projetos.

Na área espacial, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Aeroespacial da Coreia do Sul firmaram um memorando para ampliar a cooperação na exploração e no desenvolvimento de atividades espaciais para fins pacíficos.

Os dois países também assinaram um memorando de cooperação esportiva voltado ao intercâmbio de atletas e especialistas e à troca de experiências em políticas públicas para diferentes modalidades.

Na educação, o acordo prevê o compartilhamento de experiências em políticas educacionais e a aproximação entre instituições de ensino dos dois países para ampliar a cooperação acadêmica.

Outro memorando estabelece cooperação no setor de energia, com foco em biocombustíveis e transição energética. Já o acordo sobre tecnologia e indústria busca fortalecer iniciativas conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicadas ao setor industrial.

Metrópoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Brasil