Porto Velho (RO)12 de Setembro de 202614:18:41
EDIÇÃO IMPRESSA
Brasil

53% dos brasileiros querem salários maiores para professores, diz pesquisa

Remuneração e condições de trabalho foram apontadas como a principal prioridade para a Educação


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

Uma pesquisa nacional divulgada nesta quinta-feira (3) aponta que 53% dos brasileiros consideram o aumento dos salários e a melhoria das condições de trabalho dos professores a principal prioridade para a Educação nos próximos anos.

O levantamento "O que a população pensa sobre a educação | 2026" foi realizado pelo Instituto Ideia, a pedido de seis organizações ligadas à área educacional. Foram ouvidas 20 mil pessoas em todo o país.

Na lista de prioridades, o segundo tema mais citado foi a ampliação dos cursos técnicos para jovens no Ensino Médio, com 48%. Em seguida, aparece a garantia de que todas as crianças aprendam a ler e escrever até os 8 anos, com 47%.

A formação dos professores ficou em quarto lugar, mencionada por 37% dos entrevistados. Na sequência aparecem a ampliação de vagas em creches (23%), o aumento das escolas militares (19%) e a ampliação da jornada escolar (15%).

Temas como o combate à chamada doutrinação em sala de aula foram citados por 14% dos entrevistados, enquanto 8% defenderam a possibilidade de educação domiciliar.

Para Pedro Rodrigues, coordenador de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, os resultados mostram que a população relaciona diretamente as condições de trabalho e a formação dos professores à qualidade do ensino.

Quando questionados de forma espontânea sobre o que caracteriza uma escola de qualidade, os entrevistados destacaram principalmente a qualidade do ensino e a presença de professores e profissionais qualificados e comprometidos.

CNN Brasil


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Brasil