© B3/Divulgação
As bolsas de valores, em todo o mundo, começaram o dia em alta, nesta quarta-feira (16), por causa da interrupção no aumento dos preços do petróleo. Esta quarta também é dia de expectativa de subir, pela primeira vez em três anos, as taxas de juros do Banco Central norte-americano.
Estavam em alta, na manhã desta quarta, dois dos principais índices globais de ações: um que abrange Europa e Japão, entre outros países (0,2%); e outro concentrado no mercado Asiático (0,6%).
Os preços do combustível recuaram nesta quarta (1,5%), com os contratos futuros de petróleo tipo Brent, caindo para US$ 107 por barril. Informações que a Arábia Saudita ofereceu petróleo bruto via Omã aliviaram as preocupações quanto às interrupções no fornecimento de energia.
Mas a expectativa é sobre as taxas de juros do Banco Central norte-americano. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem defendido juros mais baixos. Ele afirmou, no mês passado, que deixaria de negociar com países com superávit comercial, caso o Fed não reduzisse as taxas.
Segundo a agência Reuters, os operadores, em grande parte, ignoraram essas ameaças e apostam no aumento das taxas nesta quarta-feira, pela primeira vez desde 2023: de 3,75% para 4,0%. O Banco Central norte-americano vai anunciar a decisão da política monetária às três da tarde, no horário de Brasília.
Aqui no Brasil, o Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncia a nova taxa básica de juros, a Selic, no final da tarde. A expectativa do mercado, no cenário de controle da inflação, é reduzir os atuais 14% para 13,75% ao ano. Hoje, a Selic é a menor do ano, após as reduções feitas pelo Copom desde março.
D24am