Foto: Reprodução
Elos achados
Foi como procurar ouro e achar logo de saída uma bela pepita. Fruto de uma ampla parceria científica, o projeto "Novas fronteiras no registro fossilífero da Amazônia Sul-ocidental" encontrou na região de Boca dos Patos um fóssil em ótimas condições de uma tartaruga-gigante do período Mioceno, etapa importante para a história geológica pelas transformações ocorridas com plantas e animais. Ela foi a maior tartaruga de água doce já conhecida. Achá-la prova que há muito ainda a descobrir.
A grandeza da iniciativa, porém, é ainda mais gigantesca que a tartaruga descoberta. Reúne esforços, participações e pessoal das universidades Ufac e USP, financiamento pelo edital Expedições Científicas da Iniciativa Amazônia+10, programa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fafesp e Fepac, fundações estaduais de amparo à pesquisa de SP e AC.
A nova descoberta lembra outro achado, em 1986, quando foi encontrado um crânio inteiro do Purussaurus brasiliensis, jacaré gigante tido como o maior que já existiu. O que torna o novo achado um feito importante a festejar é que há muitos registros de fósseis, mas em geral somente de pequenos restos - e de pequenos animais - que obrigam os cientistas a um garimpo amplificado em busca de fragmentos compatíveis. Os estudos continuam.
As tendências
Com as decisões partidárias se intensificando com vistas às eleições de 2026, algumas tendências já estão se confirmando. 1- O vice-governador Sergio Gonçalves (União Brasil) que assume a titularidade do governo de Rondônia no ano que vem, já conta com a preferência do Diretório Nacional para disputar a reeleição. 2- Já confirmando a disposição de disputar o Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual de Rondônia, o deputado federal Fernando Máximo sairá do União Brasil na janela partidária de abril para ingressar no Podemos, do aliado Leo Morais. Esta opção existe porque a outra alternativa, que é o PL local é controlada pelo senador Marcos Rogério também interessado na conquista do CPA e é favorito para a peleja.
As movimentações
As movimentações dos partidos seguem com relação ao pleito 2026. Nesta quinta-feira temos o lançamento da candidatura a governador do ex-prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) com a presença de dirigentes nacionais de alta plumagem do tucanato. O senador Confúcio Moura (MDB) já está no trecho visando reconquistar o CPA, com reuniões da caravana da esperança, percorrendo o interior rondoniense. O ex-governador Ivo Cassol (PP) segue esperançoso de conseguir se livrar das amarras da justiça eleitoral para entrar em campanha. O atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria (PSD) cogitado como candidato, ainda espera definições no quadro político para entrar em cena.
A emancipação
O município de Cerejeiras, que foi desmembrado de Vilhena, está completando 42 anos de emancipação política e administrativa. O município produziu bons deputados estaduais e até um governador, que foi Daniel Pereira, que foi vice do governador Confúcio Moura assumiu o governo estadual na década passada. Atualmente o município conta com o deputado estadual Ezequiel Neiva que deve pleitear uma cadeira a Câmara dos Deputados. Seu filho Viveslando, uma vaga a Assembleia Legislativa, em dobradinha com seu pai Ezequiel que foi um dos deputados estaduais mais votados em 2022.Cerejeiras é forte no agronegócio, um dos maiores produtores de soja no estado.
Novo cenário
Com a popularidade aumentando por conta dos efeitos no agronegócio do tarifaço trompista-bolsonarista, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT se animaram para as eleições do ano que vem. Rondônia, considerado reduto bolsonarista, entrou, finalmente na agenda do atual presidente. Com este novo cenário e o ex-presidente Jair Bolsonaro já considerado carta fora do baralho para as eleições do ano que vem, são os governadores que disputam o espólio conservador. São Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Ratinho Junior, do Paraná, Romeu Zema de Minas Gerais e Ronaldo Caiado de Goiás. Ratinho e Caiado já estão correndo trecho pelo País.
Visita de Lula
Se a agenda presidencial não for modificada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Rondônia nesta sexta-feira, dia 8, para cumprir compromissos, como da assinatura da licitação da ponte binacional em Guajará Mirim e conceder outros benefícios elencados para Porto Velho e outros municípios. Quem está comemorando são os petistas e os políticos ligados a caravana esperança formada por oito partidos. Com a popularidade de Lula aumentando, os pré-candidatos a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, ao governo do estado e ao Senado se farão presentes com inusitada satisfação. Muitos andavam arredios.
Via Direta
***Com os rios da Amazonia baixando rapidamente, alguns municípios de Rondônia já estão de barbas de molho com relação ao abastecimento de água já no mês de setembro *** Fui bisbilhotar os novos supermercados inaugurados na semana passada na Zona Leste. Constatei o Meta 21 melhor localizado que o rival e sua nova unidade do Grupo Gonçalves no Bairro Planalto *** A Meta 21 entrou firme na disputa com o gigante de Jaru com novas unidades e também no quesito preços. A concorrência beneficia os consumidores *** E cadê o nosso estádio anunciado pela deputada federal Cristiane Lopes juntamente com o governador Marcos Rocha com pompa e circunstância?
Carlos Sperança