Porto Velho (RO)21 de Outubro de 202516:52:18
EDIÇÃO IMPRESSA
Diário da Amazônia

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 21.10.25


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

ONTEM: A nota relativa ao ano de 1917, renuncia de dois intendentes, saiu com datas erradas. O correto é 1917 e 1919.

1950 - O governo do Território contrata, ao valor de CR$ 4,3 mil mensais, um "manipulador de radiografias" para atuar no Hospital São Jose.

1954 - Nota do governador Paulo Leal explica a compra, em Cuiabá, de "carne verde" e dificuldades em conseguir o produto. O KG permanece em CR$ 30,00. 

1981 - O ministro dos Transportes Elizeu Rezende, em Ji-Paraná, dá início ao asfaltamento da BR-364 em Rondônia.

1982 - Morre, vítima de latrocínio, o empresário Joaquim Pereira da Rocha (1900/1982), que na década de 1950 descobriu a cassiterita em suas terras em Tabajara, Rio Machado. 

1984 - Muita emoção no encerramento dos Jogos Escolares de Rondônia, disputado em Porto Velho, com centenas de estudantes de todo o Estado.

1989- O jornalista Matias Mendes denuncia o abandono da fronteira brasileira com a Bolívia, o avanço do narcotráfico e a destruição da floresta pelos madeireiros na região de Costa Marques.

HOJE É

Dia Nacional da Alimentação nas Escolas. Dia do Lixeiro. Dia do Comerciário. Dia Nacional do Economista Doméstico. Dia Nacional do Ecumenismo. Dia Internacional da Maçã. Dia do Contato Publicitário.

Católicos celebram Santa Úrsula, São Gaspar de Búfalo, Santo Hilarião - Abade,  

BRASIL

1889 - Morre Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá (n. 1813), pioneiro da industrialização no Brasil. 1838 - Com apoio do imperador Dom Pedro II é criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 

MUNDO

1983 — O metro é definido como a distância que a luz viaja no vácuo em 1/299 792 458 de um segundo.

FOTO DO DIA



A HISTÓRIA VIA LENTE FOTOGRÁFICA

Marcos Santilli é um dos mais notáveis profissionais da fotojornalismo nacional. Esteve no Território de Rondônia em meados dos anos 1970 a serviço da revista Veja. Em parceria com Osvaldo Amorim, clicou imagens ora sublimes, ora tristes, do período da colonização. 

O jornalista Montezuma Cruz sobre Santilli, dele diz: "Em sua lente todos tinham igual destaque em fotos que surpreendem e fazem parte de um raro arquivo de nossa história".

"Na derrubada da floresta em Ariquemes, a famosa foto do menino deitado sobre o tronco da castanheira, ou na estrada enlameada, famílias de colonos arregalam os olhos e sorriem diante de dos desafios, porém, esperançosas em chegar ao destino".

Montezuma cita: "A sensibilidade para captar o olhar do cachorro preto preso na traseira da carroceria de um caminhão em Colorado do Oeste. Santilli percorreu as vilas e pequenas cidades do Território e as gentes nativas ou não".

Há quase 50 anos trabalhando em cada lugar de Rondônia, o "velho" Monte cita o legado de Santilli contando, através de suas lentes e muita sensibilidade humana, como um legado que deve fazer parte da nossa história.

Lúcio Albuquerque


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Diário da Amazônia