Porto Velho (RO)20 de Julho de 202415:12:50
EDIÇÃO IMPRESSA
BRASIL

Coluna Esplanada

Confira a coluna


Imagem de Capa

Leandro Mazzini

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Eleição faz de conta

É grande o interesse dos deputados de oposição do Brasil para acompanharem as eleições na Venezuela, dia 28 de julho, mas a ditadura já dificulta a entrada. Quem tem articulado junto ao regime é o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), amigo do presidente Nicolás Maduro. Sem o aval do ditador, nada feito. É evidente que os diplomatas do país hermano vão filtrar o perfil dos interessados em aterrissar por lá. A própria oposição venezuelana reconhece que não há garantias de que observadores internacionais poderão entrar em Caracas. Um dos coordenadores da oposição mobiliza personalidades e políticos na América Latina, EUA e Europa, desde o seu asilo na Embaixada da Argentina em Caracas.

Aero do mal

Há duas semanas, a Coluna cantou a bola de que a facção PCC já possui dois jatinhos e helicóptero para transportar drogas - e até para emprestar a políticos. A operação Terra Fértil, que apreendeu um avião Phenom 300 ontem no Aeroporto de Congonhas, foi só o começo do cerco. A facção entrou tanto na política, discretamente, que é um ex-deputado federal quem toca uma frota e empresta aeronaves a políticos amigos.

Formigueiro

A Aena, que administra o Aeroporto de Congonhas, no coração de São Paulo, tratou de ampliar aquele terminal formigueiro do térreo, onde passageiros se acumulam de pé, num espaço pequeno para o número de portões e com poucas cadeiras disponíveis no salão. A concessionária avisou que vai fazer a ampliação do espaço para mais conforto.

Suíça é aqui

O presidente Lula da Silva decretou (nº 14.910): a cidade serrana de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, agora é a "Suíça Brasileira". Falta muita coisa para parecer com o modelo de vida do país europeu, além da paisagem. Mas é um alento merecido para o povo. Já o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, realizará a Festa Nacional dia 1º de agosto em Porto Alegre para homenagear e se solidarizar com os gaúchos.

Viva o Pelé!

Aficionado por futebol, o presidente Lula da Silva decidiu fazer homenagem àquele considerado o maior jogador de todos os tempos, o saudoso Edson Arantes do Nascimento. Sancionou a Lei 14.909 que institui o 19 de novembro como Dia do Rei Pelé. Segundo a ementa, "a ser comemorado, anualmente", na data em que marcou seu milésimo gol, no ano de 1969 no estádio do Maracanã.

Memória destruída

Leitores da Coluna flagraram fotos de arquivo do finado jornal "Última Hora" sendo vendidas a preço de banana na feira de domingo no bairro da Glória, no Rio de Janeiro. Centenas delas jogadas sem proteção numa mala. Uma destruição de parte da História.













Portal SGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de BRASIL