Breno França
O evento, que começou hoje (27) e segue até amanhã, dia 28, acontece no auditório do SENAI e reúne representantes da indústria, governo federal, pesquisadores e empreendedores com o objetivo de debater mecanismos de fomento à inovação voltados à Amazônia.
Organizado pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), o seminário tem como foco o fortalecimento da competitividade da indústria local com base no desenvolvimento sustentável.
A programação inclui painéis com representantes do MCTI, da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia para a Amazônia (SCTA), da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SETEC), da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) e da EMBRAPII. Um dos momentos mais aguardados é a oficina prática sobre a estruturação de propostas para captação de recursos, que acontece ao longo do dia.
"O Pró-Amazônia visa integrar pesquisa, desenvolvimento, ciência e tecnologia aqui na região. Queremos formar uma tríade entre empresas privadas, governo e as comunidades beneficiadas", explicou Eliomar Mota, subsecretário da SCTA.
Segundo o presidente do CIEAM, Lúcio Flávio, o seminário é uma oportunidade de alinhar interesses entre setor produtivo, academia e governo.
"É essencial que as indústrias conheçam os instrumentos disponíveis para investir em inovação e tecnologia. Essa união é fundamental para o desenvolvimento sustentável da Amazônia", afirmou.
O evento segue até o fim da tarde desta quarta-feira e deve resultar em novas conexões entre instituições públicas e privadas comprometidas com a ciência e inovação como caminhos para transformar a Amazônia.
Karol Santos - Portal SGC