Porto Velho (RO)02 de Junho de 202508:09:02
EDIÇÃO IMPRESSA
Amazonas

Mais de 60 mil vítimas de fraude no INSS buscam atendimento nos Correios

Serviço permite contestar descontos irregulares em benefícios


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

Aposentados e pensionistas do INSS passaram a contar com o atendimento presencial dos Correios para denunciar e contestar descontos indevidos em seus benefícios. Desde o início da operação, mais de 60 mil pessoas já foram atendidas nas agências da estatal em todo o país.

A ação permite que os beneficiários consultem, questionem e acompanhem a análise de cobranças realizadas por entidades associativas, muitas vezes sem autorização, desde 2019. O serviço é gratuito, e em várias unidades foram criadas filas exclusivas para agilizar o atendimento.

No primeiro dia, houve instabilidade no sistema causada pelo alto volume de acessos simultâneos, o que comprometeu temporariamente o atendimento em algumas agências. A situação foi normalizada após cerca de uma hora.

O governo federal anunciou que pretende indenizar todas as vítimas até o fim do ano. Os valores pagos deverão ser reembolsados aos cofres públicos com recursos bloqueados de entidades suspeitas de envolvimento nas fraudes.

O INSS deve divulgar um balanço atualizado das contestações na próxima semana, após o encerramento do primeiro ciclo de atendimentos.

Portal SGC

Últimas notícias de Amazonas