Porto Velho (RO)08 de Julho de 202505:59:01
EDIÇÃO IMPRESSA
Amazonas

Porto de Outeiro passa por transformação para ampliar capacidade de hospedagem da COP30

Obras no terminal preveem píer de 710 metros e receptivo; entrega será em 14 de outubro


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

Em Belém (PA), as obras no Terminal Portuário de Outeiro seguem em ritmo acelerado. Com mais de R$ 181 milhões em investimentos via recursos de Itaipu, o local está sendo totalmente requalificado para receber dois navios de cruzeiro que vão funcionar como hotéis flutuantes para a delegação da conferência. A chegada dessas embarcações vai representar um reforço expressivo na capacidade de hospedagem da capital paraense: serão 6 mil novas vagas. Belém se prepara para receber mais de 50 mil participantes durante a conferência. Com mais de R$ 181 milhões em investimentos via recursos de Itaipu,

A intervenção em Outeiro começou no dia 17 de abril e deve ser concluída até 14 de outubro, antes do início oficial do evento. Além de intensificar a preparação para a COP30, as obras vêm abrindo oportunidades de trabalho para a região. São cerca de 450 novos empregos gerados, sendo a maior parte da mão de obra da população local.

O projeto contempla a construção de um novo píer com cerca de 710 metros de extensão, além da criação de um espaço de receptivo com infraestrutura de apoio aos passageiros, como áreas de embarque, desembarque e atendimento. Segundo a Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), a iniciativa visa atender as operações previstas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, consolidando um legado estratégico para o turismo marítimo e a logística regional.

Além de atender à demanda temporária gerada pela conferência climática, a estrutura foi planejada com visão de médio e longo prazo. A expectativa é de que o novo terminal passe a integrar rotas regulares de turismo marítimo, impulsionando os setores de hotelaria, gastronomia, transporte e comércio local.

"O Porto de Outeiro vai ajudar a transformar a região e acrescentar um grande potencial turístico ao porto que hoje funciona somente para cargas. Com isso, não somente o entorno do Porto, como também toda a cidade e a própria região Norte contarão com mais esse ponto para os roteiros de cruzeiros", afirma o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia.




Portal SGC

Últimas notícias de Amazonas