O Governo do Amazonas inaugurou nesta segunda-feira (28) o Caic José Carlos Mestrinho, na zona Leste de Manaus, com atendimento exclusivo para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 11 anos, a unidade foi reformada e agora conta com atendimento gratuito, intensivo e multidisciplinar, seguindo o método ABA (Análise do Comportamento Aplicada), com planos terapêuticos individualizados.
De acordo com o governador Wilson Lima, o espaço terá capacidade para atender até 250 crianças, com média de cinco sessões semanais
"Essa unidade tem capacidade para acompanhar 250 crianças com atendimento integral. Aqui, elas recebem cerca de cinco momentos terapêuticos por semana. É um modelo que não existe nem na rede privada. Também vamos acolher as famílias, com suporte psicológico."
O projeto é parte da ampliação da rede Caic com foco em inclusão. A previsão é que novas unidades sejam entregues em outras regiões da capital e, futuramente, no interior.
"Essa clínica foi uma promessa de campanha. Entreguei o pedido pessoalmente ao governador e hoje vejo esse sonho realizado. A luta continua para que esse atendimento chegue também ao interior do estado." Disse o Deputado Estadual Mário César Filho
A nova unidade do Caic funcionará de segunda a sexta-feira, com agendamento via encaminhamento médico. Além das terapias para crianças, o espaço também oferecerá suporte contínuo às famílias, com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar e garantir melhores resultados no desenvolvimento dos pacientes.
Com a inauguração, o governo reforça a política de inclusão e atenção à pessoa com deficiência, ampliando o acesso a serviços especializados em saúde pública.
Talissia Maressa - Portal SGC