Porto Velho (RO)23 de Agosto de 202515:23:37
EDIÇÃO IMPRESSA
Amazonas

Moradores bloqueiam BR-174 em protesto por atraso nas obras de asfaltamento

Comunidades dos ramais do Pau Rosa e da Cooperativa denunciam prejuízos na produção agrícola e dificuldades de acesso a serviços básicos.


Imagem de Capa

Breno França

PUBLICIDADE

Moradores e produtores rurais dos ramais do Pau Rosa e da Cooperativa, na BR-174, Zona Rural de Manaus, realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (20) para cobrar a conclusão das obras de asfaltamento. O grupo bloqueou a entrada do ramal do Pau Rosa, impedindo a passagem de veículos.

Segundo os organizadores, as más condições das estradas têm causado prejuízos na produção agrícola e dificultado o acesso das famílias a serviços básicos. Eles afirmam que o cronograma das obras está atrasado e que a situação afeta diretamente a rotina da comunidade.



"Essa promessa do Governo do Estado já vem de anos. Infelizmente, a situação dos produtores fica limitada pela buraqueira. Alguns têm prejuízos com transporte próprio e até a linha de ônibus 021 corre risco de sair do ramal. O que a comunidade quer de verdade é o asfalto", disse o morador Jefferson Salles.
Outra moradora destacou que a mobilização não é contra ninguém, mas um pedido de socorro.

"Essa manifestação não é de bagunça. É só o nosso asfalto, que a gente está precisando para socorrer uma pessoa doente. Meu esposo é cardíaco e para sair daí ninguém consegue. Eu nunca participei de nada, mas hoje vim pedir uma melhoria, Disse Creuza Silveira.
As obras de pavimentação foram anunciadas pelo Governo do Amazonas em março de 2022, com previsão inicial de entrega até novembro de 2023. Atualmente, o ramal da Cooperativa está com 36% dos serviços concluídos, enquanto o ramal do Pau Rosa tem apenas 26%.

O projeto prevê investimento de R$ 88,5 milhões para os 33,43 km do ramal da Cooperativa e R$ 80 milhões para os 30,24 km do Pau Rosa, incluindo terraplenagem, drenagem, pavimentação, alargamento de pista e sinalização.

A manifestação também impactou a agenda de uma comitiva internacional formada por representantes de 18 países, que está em Manaus para um evento sobre desenvolvimento sustentável. O grupo cancelou a visita ao ramal da Cooperativa devido ao bloqueio na rodovia.

Talissia Maressa - Portal SGC

Últimas notícias de Amazonas