Porto Velho (RO)30 de Setembro de 202516:25:14
EDIÇÃO IMPRESSA
Amazonas

Em 9 meses, mais de 12 mil motociclistas foram internados no Amazonas

Entre janeiro e setembro deste ano, o Amazonas registrou 12.593 internações hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito.


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

Entre janeiro e setembro deste ano, o Amazonas registrou 12.593 internações hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas. No mesmo período, 325 pessoas morreram em todo o estado, a maioria das vítimas é formada por jovens entre 19 e 30 anos, em sua maioria homens.

De acordo com o especialista em trânsito, Rafael Cordeiro, os números revelam a gravidade da situação e reforçam a necessidade de políticas públicas mais efetivas.



"Só nos nove primeiros meses deste ano, mais de 12 mil pessoas precisaram de internação hospitalar no Amazonas por causa de acidentes de trânsito, a maioria envolvendo motociclistas. Nesse mesmo período, 325 pessoas perderam a vida. O perfil mais comum das vítimas são jovens, entre 19 e 30 anos, principalmente homens. A imprudência segue como a principal causa desses acidentes, somada ao crescimento da frota de motos, à falta de educação no trânsito e também à fragilidade da fiscalização. É urgente investir em educação, fiscalização e engenharia de tráfego para reduzir esses números. Só em Manaus, os custos com tratamentos já ultrapassaram 388 milhões de reais, o que mostra a gravidade do problema para toda a sociedade." disse Rafael. 

Somente em Manaus, os gastos com tratamento das vítimas ultrapassaram R$ 388 milhões, o que evidencia a gravidade da situação não apenas para as famílias, mas também para o sistema de saúde, especialistas defendem a ampliação das ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito, como forma de reduzir acidentes e mortes que sobrecarregam a rede hospitalar e impactam diretamente a vida da população.

Talissia Maressa - Portal SGC

Últimas notícias de Amazonas