Foto: Reprodução
Uma guarnição da Polícia Militar salvou uma família cercada por um incêndio em uma chácara localizada na Vila Novo Progresso, na divisa entre Rondônia e Amazonas, durante uma operação na BR-319. A equipe, composta pelos policiais 2° Sargento J. Vieira, Cabo Hermínio e Cabo Figueiredo, estava em busca de suspeitos de roubo quando viram uma densa fumaça em uma área de mata próxima à estrada.
"Nos deparamos com esse incêndio de grandes proporções, o vento muito forte. E o fogo estava se alastrando para a casa. Tivemos que intervir para salvar a vida daquelas crianças e também do casal. As crianças ficaram muito assustadas, porque não tinham passado por essa situação. Saíram chorando do local", disse o Sargento J. Vieira.
Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, ao se aproximarem do local, os policiais encontraram um casal e duas crianças, de 2 e 4 anos, em situação de desespero, cercados pelo fogo. Imediatamente, os policiais retiraram as crianças e a mãe da área de risco e as levaram para a viatura, onde permaneceram em segurança.
"A Polícia Militar não está acostumada com esse tipo de situação, principalmente de incêndio. É uma área do Corpo de Bombeiros, e na situação nós tivemos que intervir com coragem e destreza", disse o Sargento J. Vieira.
Da esquerda para a direita: Cabo Hermínio, Sargento J. Vieira e Cabo Figueiredo — Foto: Portal SGC
Apesar dos esforços da equipe para controlar as chamas, o incêndio se alastrou rapidamente devido ao vento forte e à falta de água, aumentando o risco para todos no local. Mesmo assim, os policiais e o proprietário da chácara conseguiram salvar aproximadamente 40 galinhas, um cavalo e um cachorro, evitando que fossem atingidos pelo fogo.
"É uma função atípica da Polícia Militar. A gente se deparou com uma família desesperada. O casal e duas crianças queriam sair do local de imediato. De imediato retiramos eles e colocamos em um local de segurança e tentamos de todas as formas apagar o fogo, mas devido ao vento forte o fogo acabou se alastrando rapidamente. Não tinha água suficiente para apagar o incêndio, mas graças a Deus conseguimos salvar essa família", disse o Cabo Figueiredo.
Os danos na propriedade ainda estão sendo avaliados, mas a família foi levada para uma residência próxima sem ferimentos. Toda a ação foi registrada em vídeo pelas câmeras da viatura e pelo celular do Cabo Figueiredo.
Veja os vídeos:
Portal SGC