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A Nasa divulgou avanços nos testes com o avião supersônico X-59. A expectativa da agência é que o primeiro voo da aeronave seja feito ainda neste ano.
O primeiro voo será realizado em baixa altitude (12 mil pés, ou 3.660 metros), em uma velocidade de aproximadamente 386 km/h, para verificar a integração dos sistemas. O objetivo dessa etapa será confirmar a aeronavegabilidade e a segurança do X-59.
O projeto é realizado com investimentos da Lockheed Martin.
Anteriormente, a Nasa previa realizar o primeiro voo em 2024, ano em que a agência apresentou o avião.
Com duração prevista de uma hora, o voo decolará de Palmdale (Califórnia) e pousará no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA, em Edwards, no mesmo estado.
Posteriormente, os voos serão feitos em maiores altitude e velocidade.
O X-59 não é um protótipo, mas sim um experimento. No entanto, a ideia é que os dados coletados na missão pavimentem o caminho para uma nova geração de aeronaves comerciais.
A expectativa da Nasa é que o barulho provocado pelo X-59 seja como um "baque silencioso". A intensidade esperada deve chegar perto dos 75 decibéis -abaixo dos mais de 100 decibéis que eram registrados nos voos supersônicos do Concorde.
Pesquisadores instalaram, na aeronave, vários sensores que coletam áudio, vídeo e outros dados sobre o avião. O sistema é chamado de FTIS (Sistema de Instrumentação de Testes em Voo, na tradução).
O FTIS já gerou mais de 8.000 arquivos em 237 dias de gravações. Esse histórico fornece um registro que ajuda os engenheiros a verificar a prontidão da aeronave para o voo.