Nos últimos tempos, marketplaces, ecommerces e variados tipos de comércios ambientados no universo digital vêm experimentando um crescimento exponencial, caracterizado por impulsionar diversas mudanças nos hábitos de consumo das pessoas. A globalização do mercado é representada por essas mudanças e pelo surgimento de outras necessidades por parte dos consumidores. Dentre elas, algumas que envolvem pagamentos online e os métodos utilizados durante esse processo. Um bom gateway de pagamento internacional é fundamental para garantir o sucesso de boa parte desses pagamentos, agora possibilitados pela globalização, e a satisfação dos clientes. Nesse cenário, empresas vêm buscando soluções inovadoras para garantir o sucesso de seus negócios ao redor do mundo.
O investimento em tecnologia se tornou essencial para o processo de transações financeiras online, permitindo que haja essa troca entre empresas e clientes de maneira rápida, segura, eficiente e fácil em qualquer lugar do mundo. Isso é importante principalmente para negócios que visam uma expansão global, já que um bom gateway de pagamentos pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica na hora de aprimorar a jornada de compras dentro de uma plataforma de vendas de produtos e/ou serviços. Alguns exemplos de como elas podem ser aliadas do ponto de vista comercial é o aumento na conversão de vendas e fidelização dos clientes.
Imagine que a sua empresa, por algum motivo, está enfrentando uma baixa na conversão de leads mensais. Ninguém consegue identificar a razão nem em que etapa do funil de vendas isso está ocorrendo, dificultando a busca por uma solução assertiva. Com uma plataforma de pagamentos implementado ao sistema, é possível tomar conhecimento dos momentos onde mais se está havendo desistências e abandonos de carrinhos, assim como ter acesso a métricas fundamentais para entender o perfil de quem consome o seu produto e/ou serviço. Com base nas respostas dos dados gerados pela plataforma, se torna viável pensar em soluções certeiras e estratégias para melhoria dos processos internos. Neste caso, é possível ver como esse tipo de software pode se tornar um aliado na conversão de leads e fidelização de clientes.
Além disso, investir em um bom gateway de pagamento internacional pode ser um diferencial para a sua empresa perante a concorrência no mercado global. Além de oferecer conformidade com as leis e regulamentações de cada local, esses sistemas oferecem uma maior diversidade entre os métodos de pagamento adequados para cada região. Também são capazes de mitigar riscos de fraudes e oferecer suporte em diversas moedas, reduzindo taxas comumente aplicadas em métodos de pagamento tradicionais e facilitando transações além de barreiras geográficas. Todos esses fatores contribuem fortemente para que o processo de pagamento ganhe mais eficiência, minimizando a insatisfação dos clientes e os prejuízos que um abandono de carrinho pode trazer para a empresa.
Este artigo abordará a importância em escolher um bom gateway de pagamento internacional para aqueles que visam o crescimento da sua empresa.
Você sabe a importância da diversificação de métodos de pagamento na expansão do alcance de um negócio?
A diversificação de métodos de pagamento é um fator importante para esse movimento de mercado, principalmente se levarmos em consideração a alta competitividade do setor nos últimos anos. À medida que as preferências dos clientes vão mudando, as empresas buscam suas próprias estratégias para satisfazer essas necessidades e reter mais consumidores às suas marcas. Por isso, oferecer diferentes maneiras de realizar um pagamento pode ser determinante para aumentar significativamente o alcance de um negócio. Essas são estratégias que visam não apenas uma melhoria na experiência do cliente, mas também no aumento da competitividade da empresa.
Atualmente, opções que vão além das opções tradicionais (como cartões de crédito e débito) já existem. Diversas plataformas e possibilidades integram essa variedade de opções, podendo incluir até mesmo pagamentos em criptomoedas. Isso se deu, principalmente, após a popularização dos smartphones, que acabou gerando um movimento natural de digitalização das finanças pessoais e operações que antes eram exclusivas das instituições bancárias físicas. As preferências variam muito: consumidores de várias faixas etárias e localizações realizam suas transferências baseadas em suas realidades sociais, culturais e econômicas. Portanto, se uma empresa pretende expandir o seu alcance, a promoção da inclusão financeira pode ser o primeiro passo para o crescimento de um negócio. E se a instituição não promove isso, pode estar perdendo uma parcela significativa de potenciais clientes que poderiam estar sendo alcançados.
As Interfaces de Programação de Aplicações, também conhecidas como APIs, de pagamento são soluções em tecnologia que possibilitam a integração de diversos métodos de pagamento por parte de donos de marketplaces, ecommerces e outros tipos de comércios eletrônicos em suas plataformas de maneira simples e eficiente. Essas APIs agem intermediando os serviços digitais dessas lojas e os diversos sistemas de pagamento, automatizando processos e permitindo que profissionais dessas empresas obtenham mais segurança nos recebimentos através desses meios de pagamento.
A grande vantagem de integrar uma api de pagamento é a possibilidade de se conectar rapidamente a uma variedade de possibilidades financeiras de forma segura e automatizada. Esses pagamentos modernos oferecem inúmeras camadas extras de proteção, como a autenticação de dois fatores e criptografia de ponta, aumentando a confiança do consumidor na transação, reduzindo o risco de fraudes e outros inconvenientes resultado de falta de segurança. A diversificação também ajuda na mitigação de problemas que podem surgir no caso da adoção de um método de pagamento único, como as falhas técnicas. As atualizações e manutenção contínuas, que acompanham o ritmo acelerado do mercado, ajudam na garantia de uma plataforma mais segura e eficiente para os clientes.
Para uma melhor experiência do cliente, as APIs de pagamento são continuamente utilizadas como base para uma série de outras metodologias adotadas. Elas são essenciais para garantir compras mais fluidas, sem interrupções ou interferências. Quando um consumidor optar por realizar o pagamento com algum meio específico, por exemplo, é a API que se encarrega de realizar a integração com o provedor de pagamento, possibilitando a ação de forma rápida e transparente e eliminando a dependência de sair do ambiente da loja online para ter que fazer a transferência.
Um gateway de pagamento internacional, por exemplo, é um grande propulsor de expansão para empresas por possibilitar transferências financeiras sem limites geográficos.
Essa diversificação de métodos de pagamento é o que ocasiona a melhoria de conversão de vendas, sendo facilitada pelas APIs de pagamento. As formas de pagamento LATAM, por exemplo, podem ser amplamente beneficiadas por esse tipo de solução. Sabemos que não é uma tarefa fácil eleger o melhor gateway de pagamento para uma empresa, mas escolhendo um que permita ao cliente uma gama de opções para que ele faça a escolha mais conveniente para ele já é possível aumentar as chances dessa pessoa concluir sua transação.
Além disso, a variedade de opções de pagamento faz com que o negócio aumente sua flexibilidade para ajustar estratégias de marketing e comerciais para alcançar diferentes públicos, melhorando a competitividade no mercado. Nesse contexto, o suporte de uma API de pagamento robusta mais uma vez entra como um facilitador e provedor de soluções mais inteligentes para negócios que almejam a expansão global. Mais que uma tendência, esta se tornou uma necessidade para quem deseja se tornar referência e se destacar nos moldes mercadológicos atuais.