Porto Velho (RO)28 de Outubro de 202523:14:39
EDIÇÃO IMPRESSA
Mundo

Passagem de Furacão Melissa já deixa sete mortos no Caribe

Fenômeno de categoria 5 possui ventos de até 280 km/h e foi classificado com a pior tempestade a atingir a Jamaica neste século


Imagem de Capa

Passagem de Furacão Melissa já deixa sete mortos no Caribe

reprodução

PUBLICIDADE

O Furacão Melissa já deixou sete pessoas mortas no Caribe, três no Haiti, três na Jamaica e uma na República Dominicana. O fenômeno permanece na categoria 5, com ventos de 280 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões americano, nesta terça-feira (28).

A pressão central mínima da tempestade diminuiu ligeiramente, indicando uma intensificação nas próximas horas, pois quanto menor for a pressão, mais forte é a tempestade.

O Melissa ainda deve ser um furacão forte, de categoria 5, ao atingir o continente no final da manhã desta terça-feira, embora sejam possíveis pequenas oscilações em sua velocidade máxima de vento.

Além da Jamaica, a previsão é que tormenta ainda vá atingir Cuba como um grande furacão ainda no fim da noite desta terça-feira ou no início da manhã de quarta-feira (29). A partir do território cubano, ele deve impactar partes das Bahamas e áreas vizinhas.

Como o furacão está se movendo lentamente, seus ventos destrutivos, chuva torrencial e maré de tempestade durarão muito mais do que apenas o momento em que atinge a costa.

A OMM (Organização Meteorológica Mundial) alertou nesta terça-feira (28) sobre condições catastróficas na Jamaica com a chegada do furacão Melissa, trazendo rajadas de vento, inundações repentinas e deslizamentos de terra, marcando a pior tempestade a atingir a ilha neste século.

"É uma situação catastrófica esperada na Jamaica", declarou Anne-Claire Fontan, especialista em ciclones tropicais da OMM, em uma coletiva de imprensa em Genebra. "Para a Jamaica, será, com certeza, a tempestade do século."

Ela disse que marés de tempestade de até quatro metros são esperadas durante o dia e que a precipitação deve ultrapassar 70 centímetros, ou cerca do dobro da quantidade normal esperada para toda a estação chuvosa. "Isso significa que haverá inundações repentinas e deslizamentos de terra catastróficos", disse ela.

A FICV (Federação Internacional da Cruz Vermelha) prevê que até 1,5 milhão de pessoas na Jamaica serão diretamente afetadas pela tempestade.







cnn

Últimas notícias de Mundo