Reprodução
Celebrado nesta terça-feira (17) o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera ou Ano Novo Lunar, marca o início de um novo ciclo repleto de simbolismos, rituais e costumes voltados à prosperidade, harmonia e renovação espiritual. A data é considerada a mais importante do calendário tradicional da China e também é comemorada em outros países asiáticos, como Vietnã e Coreia do Sul.
Guiada pelo calendário lunar, a celebração não ocorre sempre no mesmo dia, como no calendário gregoriano. O novo ano começa na primeira lua nova entre o fim de janeiro e meados de fevereiro. Em 2026, inicia-se o ano do Cavalo de Fogo, que vai de 17 de fevereiro de 2026 a 6 de fevereiro de 2027.
Renovação, limpeza e novos começos
Na cultura chinesa, os dias que antecedem e sucedem a virada são vistos como decisivos para o destino do ano inteiro. Por isso, cada gesto tem valor simbólico. A tradição recomenda uma verdadeira "faxina energética" antes do Ano Novo, com o objetivo de eliminar más energias acumuladas e abrir espaço para a sorte.
Entre os principais rituais para atrair prosperidade estão:
O que não fazer para não espantar a sorte
Assim como há costumes recomendados, existem práticas que devem ser evitadas nos primeiros dias do Ano Novo Chinês. A crença é de que determinadas ações podem afastar a boa sorte logo no início do ciclo.
Entre os principais cuidados estão:
Ano do Cavalo de Fogo
Pelo horóscopo chinês, o Cavalo simboliza liberdade, energia, independência e ambição. Já o elemento Fogo está ligado à intuição, clareza emocional e intensidade. A combinação ocorre a cada 60 anos e, segundo especialistas, favorece o desenvolvimento pessoal, a busca por novos caminhos e decisões mais ousadas.
O calendário chinês segue um ciclo de 12 anos, representados por animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. A tradição tem origem no budismo e está ligada a uma antiga lenda sobre a ordem de chegada dos animais convocados por Buda.
Apesar de o feriado oficial durar cerca de nove dias, as festividades do Ano Novo Chinês podem se estender por até 40 dias, período marcado por encontros familiares, desfiles, danças do dragão e intensa movimentação — considerada a maior migração humana anual no mundo.
Mais do que uma virada de calendário, o Ano Novo Chinês representa um convite à reflexão, ao equilíbrio e à renovação de energias para o ciclo que se inicia.
D24am