Porto Velho (RO)06 de Outubro de 202611:50:31
EDIÇÃO IMPRESSA
Mundo

Onda de protestos fecha mais de 800 escolas e provoca confrontos na França

Segundo o Ministério da Educação, são ao menos 900 escolas fechadas. Protestos ocorrem em mais de 30 cidades


Imagem de Capa

Reprodução/X

PUBLICIDADE

Estudantes e professores da França realizam protestos massivos por diversas cidades, em uma onda de manifestações que vem desde setembro contra condições precárias no sistema educacional francês nesta terça-feira (6/10). Os manifestantes tocaram fogo em barricadas e entraram em confronto com a polícia em alguns locais.

O Sindicato dos Estudantes do Ensino Médio francês informou que 1.800 escolas foram fechadas. Já o Ministério da Educação francês afirma que aulas foram suspensas em ao menos 891 escolas.

O Ministério do Interior da França afirmou que 86 mil pessoas participaram dos protestos durante a manhça, nquanto pessoas continuam chegando para uma manifestação na parte da tarde em Paris.

Vídeos que circulam nas redes sociais já mostram milhares de pessoas tomando a praça de Paris cobrando o presidente francês, Emmanuel Macron.

As manifestações tiveram início em setembro, nos subúrbios de Paris, e se espalharam pelo país. Segundo organizações estudantis, são ao menos 33 cidades com protestos marcados para esta tarde, incluindo Marselha, Nantes, Tolouse, Lyon, Rennes e a capital francesa.

O que começou como uma manifestação pacífica acabou gerando casos de vandalismo e violência policial. O governo francês estima que ficaram feridos 215 estudantes, 85 professores e funcionários de escolas e 715 policiais. Em um dos casos, um jovem de 15 anos perdeu a mão em uma explosão de granada protestando na cidade de Lens, no norte do país.

Reação do governo

O Ministério da Educação da França lançou uma "consulta nacional aos estadantes do ensino médio", que ficará ao ar entre 5 e 23 de outubro. A consulta pública gratuita e online é uma tentativa do governo de abaixar os ânimos de protestos e ouvir os estudantes.

O ministro da educação, Édouard Geffray, reconheceu que há problemas de precarização na educação francesa e disse no X nesta terça que "não se pode retomar o caminho das aulas como se nada tivesse acontecido".

Na seara da segurança pública, o minitro da Justiça Gérald Darmanin convocou os 36 procuradores-gerais para dar instruções sobre a atuação em casos relacionados a protestos. Segundo comunicado divulgado pela pasta, desde o início da "onda de violência", 5.060 pessoas já foram detidas, sendo que 4.406 (87%) são menores de idade.

São 1.802 pessoas respondendo a processos: 319 adutos e 1.483 menores de idade. Quatorze outras pessoas - 10 adultos e quatro menos, estão mantidas em prisão preventiva.


metropoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Mundo