Porto Velho (RO)26 de Outubro de 202618:22:52
EDIÇÃO IMPRESSA
Mundo

Jovem de 15 anos é processado após 11 pessoas serem baleadas na Flórida

Anthony Rivers III, que foi preso no domingo (25), será processado como adulto, disse o promotor estadual Jack Campbell


Imagem de Capa

Getty Images

PUBLICIDADE

Um jovem de 15 anos enfrenta 11 acusações de tentativa de homicídio em segundo grau e posse de arma de fogo por um menor infrator nos Estados Unidos após 11 pessoas serem baleadas no sábado (24), informou a polícia de Tallahassee.

Anthony Rivers III, que foi preso no domingo (25), será processado como adulto, disse o promotor estadual Jack Campbell à CNN. Durante uma audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (26), um juiz determinou que Rivers permanecesse detido.

A investigação sugere que ocorreu um confronto físico entre "indivíduos que se conheciam" antes de serem efetuados disparos, afirmou o chefe de polícia de Tallahassee, Lawrence Revell.

"Nesta fase da investigação, não parece que nenhuma das vítimas fosse o alvo pretendido", comentou.

Poucos detalhes foram divulgados, uma vez que o juiz acatou o pedido do departamento de polícia para manter sob sigilo o mandado de prisão e a declaração juramentada que o fundamenta.

No entanto, Revell afirmou que novas prisões são possíveis à medida que a investigação avança.

O caso, ocorrido nas proximidades do estádio de futebol americano da Florida A&M University, aconteceu poucas horas após o jogo comemorativo da instituição — o chamado homecoming game —, no qual a University of Arkansas-Pine Bluff venceu os FAMU Rattlers por 31 a 28. Não está claro se isso teve alguma relação com a partida.

Seis jovens foram baleados na confusão

Seis jovens, incluindo uma criança de 11 anos, estão entre os feridos, informou Revell. Não houve registro de mortes.

Além das pessoas baleadas, a avó de uma das vítimas ficou ferida enquanto fugia.

Até domingo, cinco pessoas haviam recebido alta hospitalar, enquanto seis permaneciam internadas, informou a polícia de Tallahassee. Entre as que continuam em tratamento, uma encontra-se em estado crítico.

Houve pelo menos 383 tiroteios em massa nos EUA até o momento este ano, segundo o Gun Violence Archive — organização que, assim como a CNN, define um tiroteio em massa como aquele em que quatro ou mais pessoas são baleadas, sem contar o autor dos disparos.

As atividades da "Homecoming" (celebração de reencontro) na Florida A&M — uma universidade com cerca de 10 mil estudantes — ocorreram ao longo da última semana e tinham previsão de terminar no domingo, de acordo com a programação do evento divulgada pela instituição.

Autoridades pedem a ajuda da população

Os investigadores criaram um canal para denúncias e um link para que as pessoas possam enviar provas.

"Precisamos da ajuda da nossa comunidade. Nenhum detalhe é insignificante, e nenhuma informação deve deixar de ser relatada", afirmou a polícia em um comunicado no domingo.

"Se você sabe de algo, por favor, compartilhe com nossos investigadores. Sua informação pode ser a chave para responsabilizar os autores", adicionou.

A reitora da Florida A&M, Marva Johnson, incentivou qualquer pessoa que possua informações a entrar em contato por meio da linha de denúncias, acrescentando que a polícia de Tallahassee está conduzindo a investigação.

"À nossa família ‘Rattler’ e a toda a comunidade de Tallahassee, compartilho sua indignação e profunda tristeza diante do tiroteio insensato e desprezível que ocorreu perto do nosso campus da FAMU na noite passada", disse Johnson em um comunicado na noite de domingo.

"A todas as vítimas, saibam que estamos com vocês e rezando por sua recuperação — no corpo, na mente e no espírito", afirmou ela.

"Entramos em contato com os membros da nossa família FAMU que ficaram feridos neste incidente trágico para oferecer nosso cuidado e apoio", continuou.

CNN Brasil


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Mundo