Porto Velho (RO)27 de Outubro de 202611:19:41
EDIÇÃO IMPRESSA
Mundo

Xi Jinping parabeniza Lula e quer parceria com Brasil em "novos patamares"

Lula venceu o segundo turno das eleições presidenciais e foi reeleito com 64 milhões de votos no último domingo


Imagem de Capa

LinkedIn Adicione o Metrópoles como fonte preferencial no Google VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

PUBLICIDADE

O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou nesta terça-feira (27/10) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela reeleição e afirmou que está pronto para levar a relação entre os países a "novos patamares".

" está pronto para trabalhar com o presidente Lula para orientar a construção de uma comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado a novos patamares, para abrir perspectivas mais amplas na coordenação estratégica abrangente entre os dois países e melhorar continuamente o bem-estar dos dois povos", diz nota da agência estata Xinhua.

O líder chinês afirmou que ele e Lula têm mantido uma comunicação próxima e guiado a "construção da comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado para um mundo mais justo e um planeta mais sustentável para novos progressos".

"A importância global, estratégica e de longo prazo da relação bilateral tem se tornado cada vez mais proeminente, tornando-a um modelo de solidariedade e cooperação entre os países do Sul Global", disse o presidente chinês.

O vice-presidente da China, Han Zheng, felicitou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSDB) pela reeleição.

Nessa segunda (26/10), o Ministério das Relações Exteriores da China reconheceu e parabenizou Lula pela eleição.

"A China toma nota do anúncio do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil sobre a vitória de Lula no segundo turno e estende parabéns. A China está pronta para trabalhar com o Brasil para avançar na construção da comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado", disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Guo Jiakun.

Lula venceu o segundo turno das eleições para presidente com 51,79% dos votos válidos, 64.256.232 votos.



metropoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Mundo